Pesquisar
,

Auschwitz e a lembrança: quando o mercado ameaça a memória

Há um risco real de que, ao converter Auschwitz em cenário repetido de enredos “incríveis”, se dilua a gravidade do que aconteceu e o sofrimento extremo acabe se transformando em entretenimento

Joaquín Vergés Cabanzón
Soldados soviéticos com prisioneiros de Auschwitz libertados em janeiro de 1945. (Foto: Autor desconhecido / Domínio Público)
Soldados soviéticos com prisioneiros de Auschwitz libertados em janeiro de 1945. (Foto: Autor desconhecido / Domínio Público)

Nos últimos anos, as prateleiras das livrarias se encheram de romances apresentados como best-sellers ambientados em Auschwitz. Muitos desses títulos são anunciados como “histórias reais” e prometem ao leitor um acesso íntimo ao horror. No entanto, a proliferação desse tipo de publicação levanta uma questão incômoda: elas realmente contribuem para preservar a dignidade das vítimas ou, pelo contrário, correm o risco de banalizar uma das maiores tragédias da história contemporânea?

A escolha do formato comercial e, acima de tudo, de certos títulos, leva a pensar que o sofrimento se torna um apelo. Auschwitz aparece assim envolvida em uma narrativa que, às vezes, parece buscar o impacto emocional imediato, beirando o mórbido. Como se aquele lugar – símbolo da desumanização, do racismo institucionalizado, da violência sistemática e do assassinato impune – pudesse ser cenário de relatos suavizados ou de um intimismo romântico que distorce sua verdadeira dimensão.

É importante lembrar com clareza: Auschwitz só pode ser associado ao mal em sua expressão mais crua. Não havia espaço para nostalgias amáveis ou narrativas épicas reconfortantes. Havia, ao contrário, uma maquinaria projetada para destruir vidas e quebrar consciências.

Este auge da chamada “literatura do campo” (Lagerliteratur) ou romances de Auschwitz, frequentemente apresentados como testemunho, contrasta com a profundidade dos relatos de sobreviventes que realmente enfrentaram o horror a partir da experiência direta e da reflexão ética, como Primo Levi ou Viktor Frankl. Diante dessas vozes, muitos dos títulos que hoje circulam massivamente parecem reduzir uma tragédia coletiva a um produto de consumo rápido, acessível em quiosques, estações e livrarias de passagem.

Alguns ensaístas recentes, como Alec Ryrie, apontaram que, após a Segunda Guerra Mundial, a figura de Adolf Hitler ficou fixada como símbolo absoluto do mal e que, décadas depois, continuamos obcecados com esse imaginário. Talvez essa avalanche editorial seja mais uma expressão dessa fascinação: uma forma de sacralizar o mal enquanto, paradoxalmente, o trivializa.

O objetivo deste texto não é questionar a intenção de autores e autoras específicos, mas abrir um espaço para reflexão. Existe um risco real de que, ao converter Auschwitz em cenário repetido de enredos “incríveis”, se dilua a gravidade do que aconteceu. O sofrimento extremo acaba se transformando em entretenimento, e a memória é substituída pelo impacto comercial.

Reduzir aquele horror a um passatempo literário é uma forma sutil de empobrecimento moral. A brutalização das vítimas – e também daqueles que cometeram os crimes – não pode ser apresentada como matéria de consumo nem como uma sucessão de episódios edulcorados. Auschwitz não foi um cenário: foi a evidência de até onde pode chegar a destruição do ser humano quando o ódio se normaliza.

Hoje, em um contexto marcado pela incerteza, crises sucessivas e uma crescente polarização social, essa reflexão é mais necessária do que nunca. A memória coletiva não deve ser uma vitrine, mas um sedimento: um resíduo que convida a pensar, compreender e extrair aprendizados.

Honrar as vítimas implica algo mais do que lembrá-las. Significa assumir a responsabilidade de olhar para esse passado com profundidade, sem simplificações, e usá-lo como base para construir um futuro comum melhor. Somente a partir de uma memória crítica e compartilhada podem surgir os aspectos construtivos que nos permitem avançar: não para ficarmos presos à dor, mas para transformar a história em consciência e a consciência em compromisso.

Porque a memória, quando exercida com rigor e respeito, não é apenas lembrança: é também uma ferramenta cívica. Dela depende que o passado não seja reduzido a mercadoria cultural e que, diante da repetição do ódio, saibamos afirmar valores compartilhados como a dignidade humana, a empatia e a convivência. Nesse equilíbrio entre memória e responsabilidade joga-se, ainda hoje, a possibilidade de um futuro verdadeiramente comum.

(*) Tradução de Raul Chiliani

El Salto El Salto é um meio de comunicação social autogerido, horizontal e associativo espanhol.

Continue lendo

A bomba nuclear Mark 17, em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA. (Foto: Kelly Michals / Flickr)
O direito de ter armas nucleares
O senador e candidato à presidência Flávio Bolsonaro. (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)
Frei Betto: Borges e Flávio Bolsonaro no labirinto
O presidente da Argentina, Javier Milei, durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), nos EUA. (Foto: Gage Skidmore / Flickr)
A epidemia de suicídios na Argentina

Leia também

Comandantes militares, o ministro da Defesa, José Múcio, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia do Dia do Soldado, no Quartel-general do Exército, em agosto de 2024. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
José Múcio é uma besta e o portão está aberto
Mulheres iranianas durante comemorações do Dia do Basij, em novembro de 2025. (Foto: Khamenei.ir / Wikimedia Commons)
6 livros para entender o Irã
Quando transformamos livros em uma espécie de forragem ou combustível para as máquinas, evaporamos universos inteiros. (Imagem: Estúdio Gauche)
Bibliocídio: como as big techs queimam livros
Membros da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) – lefebvrianos – durante missa na Igreja de St. Jude, na Filadélfia. (Foto: jcapaldi / Flickr)
O primeiro racha na Igreja sob Leão XIV
Marx abordou o capitalismo do ponto de vista do trabalho assalariado; Weber, do ponto de vista dos proprietários do capital. (Imagem: Estúdio Gauche)
Marx e Weber: ângulos de visão
Pouco conhecida em comparação com as principais empresas do Big Tech (Google, Amazon, Meta, Apple), a Palantir Technologies é uma veterana no Vale do Silício. A pedra fundamental da empresa foi lançada pela agência de inteligência americana CIA por meio de seu fundo de investimento In-Q-Tel. (Imagem: Adrián Astorgano / El Salto)
Palantir: a empresa mais perigosa do mundo
18.12.2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de apresentação dos oficiais-generais promovidos. Clube do Exército – Sede Lago. Brasília (DF) - Brasil. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Defesa nacional: a falsa solução dos gastos militares
Retrato de Muammar Gaddafi pintado em Lyon, na França. (Foto: Thierry Ehrmann / Flickr)
A Líbia pós-Gaddafi, 15 anos depois
São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato