Pesquisar
, ,

Após a dissolução das SDF, é hora da esquerda repensar a questão curda

A luta curda atraiu a atenção da esquerda mundial, mas a prática revelou contradições entre a ideia de Confederalismo Democrático e a concentração da tomada de decisões nas mãos de poucos quadros

Rezgar Akrawi
Combatentes das Unidades de Proteção do Povo (YPG), principal braço militar das Forças Democráticas Sírias (SDF). (Foto: Kurdishstruggle / Flickr)
Combatentes das Unidades de Proteção do Povo (YPG), principal braço militar das Forças Democráticas Sírias (SDF). (Foto: Kurdishstruggle / Flickr)

A cena no Palácio do Povo: o fim de uma experiência e o início de uma questão

Em 25 de agosto de 2026, Mazloum Abdi anunciou, do Palácio do Povo, em Damasco, o fim da missão das Forças Democráticas Sírias (SDF) e sua dissolução como força militar independente, juntamente com a dissolução da Administração Autônoma e de suas estruturas militares e civis afiliadas, bem como sua integração às instituições do Estado sírio. Esse anúncio ocorreu após a extensa operação militar realizada em janeiro, que abriu caminho para uma via de negociação que culminou na integração de suas forças e instituições ao Estado sírio.

A conclusão desse conflito armado e a prevenção de novas guerras étnicas são geralmente avaliadas como desenvolvimentos positivos, visto que as vítimas dessas guerras são, em última instância, os trabalhadores e trabalhadoras — tanto manuais quanto intelectuais — de diversas etnias. Embora o acordo tenha reduzido a probabilidade de guerra e poupado as massas da região de mais destruição, críticos observam que ele omitiu disposições claras sobre as questões defendidas pela esquerda, tais como os direitos das mulheres, a secularização do Estado, a suspensão das privatizações, a proteção do setor público, a garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e a realização de eleições democráticas para todos os cargos públicos.

Esse desdobramento levanta questões mais amplas para a esquerda. O modelo apresentado durante anos por um amplo segmento da esquerda curda e internacional como uma revolução social, feminista e democrática de base terminou com uma decisão imposta de cima para baixo, anunciada a partir de um palácio presidencial, sem um referendo popular e sem uma decisão clara dos conselhos e comunas que foram apresentados ao mundo como detentores da autoridade efetiva dentro da Administração Autônoma. Além disso, os Estados Unidos, que forneceram às SDF apoio militar e político substancial, foram um ator-chave na definição do curso da guerra e, em última instância, de sua resolução. Isso revela os limites de se confiar nas grandes potências imperialistas.

Ao mesmo tempo, uma parte da elite militar e partidária dentro das SDF foi absorvida pelas instituições do novo Estado e recebeu cargos importantes, apesar do caráter autoritário e conservador-religioso da nova ordem política, enquanto as comunidades curdas, árabes, siríacas e outras continuam a enfrentar seus próprios desafios econômicos, sociais e políticos.

Conquistas significativas foram alcançadas pelos curdos, incluindo o reconhecimento como parte integrante do povo sírio, o reconhecimento da língua curda como língua nacional e do Nowruz como feriado nacional, além da anulação dos efeitos do censo de Al-Hasakah de 1962. Essas são conquistas reais pelas quais gerações lutaram e devem ser consagradas constitucionalmente para que não fiquem dependentes de decretos que possam ser alterados. As preocupações são intensificadas devido à natureza da nova autoridade em Damasco e ao seu histórico de repressão e violações, bem como à ausência de garantias claras e vinculativas. Portanto, transformar direitos nacionais e democráticos em garantias constitucionais é parte fundamental de qualquer transição política genuína.

A contradição entre retórica e prática

Grande parte da esquerda sentiu-se atraída pelo conceito de “Confederalismo Democrático” e pelas teorias de Abdullah Öcalan, encarando a experiência da Administração Autônoma como um modelo que transcende o Estado-nação. No entanto, a prática revelou contradições entre a retórica da democracia de base e a concentração da tomada de decisões militares e financeiras nas mãos de quadros partidários que não prestam contas a ninguém.

Além disso, a forte dependência do financiamento e do apoio militar dos Estados Unidos vinculou o projeto aos cálculos de uma grande potência imperialista. Quando as prioridades dessa potência mudaram, a fragilidade do modelo tornou-se rapidamente evidente. Em 2018, como observador dessa região, alertei sobre a vulnerabilidade de tal aliança com os Estados Unidos. Essa é uma lição importante para qualquer movimento que se apresente como libertário ou revolucionário: um projeto independente não pode ser construído dependendo de uma grande potência, especialmente do imperialismo americano, cuja principal preocupação é a proteção de seus próprios interesses estratégicos.

Elites nacionalistas semelhantes, linguagens diferentes — e sem dois pesos e duas medidas

A mesma crítica se aplica à Região do Curdistão iraquiano, onde os partidos no poder mantêm ampla influência, riqueza e poder, e onde o domínio familiar e partidário, juntamente com restrições às liberdades, persiste, enquanto as massas sofrem com o desemprego, a corrupção e a deterioração dos serviços.

A solidariedade com o povo curdo é uma questão de princípio, mas não deve significar alinhamento incondicional com as autoridades nacionalistas. Grupos de direitos humanos documentaram violações cometidas pelos poderes governantes na Região do Curdistão do Iraque e no norte e leste da Síria; no entanto, não se pode negar o papel das Forças Democráticas da Síria (SDF) no combate ao ISIS. A esquerda deve aplicar um único padrão: defender os direitos, independentemente de quem os viole.

A solidariedade abstrata é insuficiente, pois os povos não são homogêneos. A esquerda deve escolher: as elites partidárias e as burguesias rentistas, ou as massas trabalhadoras de todas as comunidades que arcam com os custos da pobreza e da guerra?

A esquerda também deve enfrentar questões difíceis: ela rejeita o governo hereditário, a tortura e os assassinatos, independentemente de quem os cometa? Ela defende as liberdades, rejeita o recrutamento de crianças, exige julgamentos justos e investigações independentes e rejeita os laços entre movimentos de esquerda e de libertação e os sistemas militares imperialistas e seu financiamento?

Rumo a uma alternativa de esquerda

Um Estado-nação curdo independente não parece ser um projeto viável num futuro próximo, dadas as circunstâncias regionais e internacionais. Os eventos de 2026 demonstraram a fragilidade das entidades nacionalistas que dependem fortemente do apoio das grandes potências. A alternativa é uma luta conjunta entre os curdos e os demais povos da região por um Estado democrático de cidadania, que garanta direitos individuais e coletivos a todas as nacionalidades e grupos.

Esse Estado se baseia em uma constituição democrática, na separação do nacionalismo e da religião do Estado, garantindo a igualdade nacional e cultural, um sistema federal democrático que permita ampla autonomia dentro de um Estado unificado, eleições justas, pluralismo político, independência judicial, liberdade de imprensa, de sindicatos e de organização política, e a rejeição da hereditariedade do poder e do domínio familiar e tribal. Ele também deve basear-se na justiça social, na proteção do setor público, na rejeição da privatização e do neoliberalismo e na garantia dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, tanto manuais quanto intelectuais, de todas as nacionalidades e religiões.

Como alguém de origem curda, envolvido na luta durante minha juventude e tendo vivenciado de perto suas esperanças, aspirações e contradições, acredito que criticar as Forças Democráticas da Síria (SDF) não é uma crítica aos direitos curdos, e criticar os partidos no poder na Região do Curdistão não é uma crítica à causa curda. Rejeitar o Estado-nação não é uma rejeição da identidade ou dos direitos nacionais. É um apelo a uma abordagem de esquerda e humanista que transcenda o nacionalismo excludente em direção a um Estado de cidadania e justiça social com um horizonte socialista.

Globetrotter O Globetrotter é um serviço independente de notícias e análises internacionais voltado aos povos do Sul Global.

Continue lendo

A bomba nuclear Mark 17, em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA. (Foto: Kelly Michals / Flickr)
O direito de ter armas nucleares
O senador e candidato à presidência Flávio Bolsonaro. (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)
Frei Betto: Borges e Flávio Bolsonaro no labirinto
O presidente da Argentina, Javier Milei, durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), nos EUA. (Foto: Gage Skidmore / Flickr)
A epidemia de suicídios na Argentina

Leia também

Comandantes militares, o ministro da Defesa, José Múcio, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia do Dia do Soldado, no Quartel-general do Exército, em agosto de 2024. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
José Múcio é uma besta e o portão está aberto
Mulheres iranianas durante comemorações do Dia do Basij, em novembro de 2025. (Foto: Khamenei.ir / Wikimedia Commons)
6 livros para entender o Irã
Quando transformamos livros em uma espécie de forragem ou combustível para as máquinas, evaporamos universos inteiros. (Imagem: Estúdio Gauche)
Bibliocídio: como as big techs queimam livros
Membros da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) – lefebvrianos – durante missa na Igreja de St. Jude, na Filadélfia. (Foto: jcapaldi / Flickr)
O primeiro racha na Igreja sob Leão XIV
Marx abordou o capitalismo do ponto de vista do trabalho assalariado; Weber, do ponto de vista dos proprietários do capital. (Imagem: Estúdio Gauche)
Marx e Weber: ângulos de visão
Pouco conhecida em comparação com as principais empresas do Big Tech (Google, Amazon, Meta, Apple), a Palantir Technologies é uma veterana no Vale do Silício. A pedra fundamental da empresa foi lançada pela agência de inteligência americana CIA por meio de seu fundo de investimento In-Q-Tel. (Imagem: Adrián Astorgano / El Salto)
Palantir: a empresa mais perigosa do mundo
18.12.2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de apresentação dos oficiais-generais promovidos. Clube do Exército – Sede Lago. Brasília (DF) - Brasil. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Defesa nacional: a falsa solução dos gastos militares
Retrato de Muammar Gaddafi pintado em Lyon, na França. (Foto: Thierry Ehrmann / Flickr)
A Líbia pós-Gaddafi, 15 anos depois
São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato