Pesquisar
,

O direito de ter armas nucleares

O Irã deveria ter armas nucleares? Claro que não. Mas isso também se aplica às nove nações que as possuem. E elas deveriam ser as primeiras a se desarmar antes que exijam o mesmo de outros países

Linda Pentz Gunter
A bomba nuclear Mark 17, em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA. (Foto: Kelly Michals / Flickr)
A bomba nuclear Mark 17, em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA. (Foto: Kelly Michals / Flickr)

O problema de dizer ao Irã que ele não pode ter armas nucleares é olhar quem está dizendo isso. Os Estados Unidos, que, com mais de 5 mil armas nucleares, possuem o segundo maior arsenal do mundo, depois da Rússia. E Israel, uma nação com armas nucleares não declaradas, com algo entre 80 e 200 bombas. Na verdade, Israel tem permissão para manter a postura enganosa de “opacidade nuclear” na ONU, sem confirmar nem negar seu arsenal nuclear.

Isso ocorre apesar da Assembleia Geral da ONU adotar, a cada ano, uma resolução que insta Israel a renunciar à posse de armas nucleares e a submeter suas instalações nucleares à supervisão internacional — algo que o Centro de Segurança e Relações Exteriores de Jerusalém descreve, com a mesma hipocrisia, como “o festival anual de três meses de ‘ataques contra Israel’”.

Como sabemos que o presidente norte-americano Trump não se importa se o governo iraniano atira contra manifestantes nas ruas, sobretudo porque está muito satisfeito com o fato de seu próprio Departamento de Segurança Nacional fazer o mesmo em seu próprio território — embora não em quantidades tão elevadas, ou pelo menos não ainda —, devemos considerar as outras motivações para que ele continue ameaçando o Irã. E uma delas é, sem dúvida, impedir que o Irã desenvolva a bomba.

Há uma ironia adicional aqui, já que, ao contrário de Israel, que possui armas nucleares, o Irã, sem armas nucleares, é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP). E, ao contrário dos Estados Unidos, o Irã parece ter cumprido seus termos até agora. O Artigo IV — uma das principais deficiências do tratado, como o Irã exemplifica perfeitamente — concede aos signatários o “direito inalienável” de desenvolver energia nuclear, desde que não passem a desenvolver armas nucleares. O Artigo VI exige que as nações com armas nucleares negociem de boa-fé medidas eficazes relacionadas à cessação da corrida armamentista nuclear em uma data próxima e ao desarmamento nuclear.

O Irã poderia argumentar que cumpre o Artigo IV. Os Estados Unidos claramente não podem argumentar que cumprem, de forma alguma, o Artigo VI. Pelo contrário, com o colapso do Novo Tratado START, o último tratado de redução de armas nucleares em vigor entre os Estados Unidos e a Rússia, ambos os países poderiam agora aumentar significativamente seus respectivos arsenais.

De acordo com uma declaração publicada pela Associação Internacional de Médicos para a Prevenção da Guerra Nuclear, organização que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1985, esses aumentos poderiam ser alcançados por meio da incorporação de ogivas adicionais aos mísseis de longo alcance existentes de cada país. Isso marcaria o primeiro aumento no tamanho de seus arsenais nucleares implantados em mais de 35 anos. De acordo com estimativas independentes, Moscou e Washington poderiam dobrar o número de ogivas estratégicas implantadas sem o Novo START.

As instalações nucleares do Irã aparentemente foram destruídas pelos bombardeios provocadores realizados por Israel e pelos Estados Unidos em junho de 2025. Mas não foram completamente “arrasadas”, como afirmou Trump. Novas imagens de satélite sugerem que atualmente há uma atividade considerável nas instalações nucleares iranianas, mas algumas dessas atividades parecem ser de reparos simples, como a reconstrução de telhados e outras estruturas destruídas nos ataques. De acordo com a análise das imagens de satélite realizada pelo The New York Times, há mais atividade nas instalações de mísseis convencionais, provavelmente em antecipação a outro ataque de Israel ou dos Estados Unidos.

O Irã tem insistido, e é possível que continue insistindo, que está desenvolvendo suas capacidades de enriquecimento de urânio para um programa nuclear civil. E isso pode ser verdade. Ou não. O nível em que vem enriquecendo urânio ultimamente — pelo menos 60% e possivelmente mais — antes de Israel e, em seguida, os Estados Unidos bombardearem suas instalações nucleares, coloca o país nessa zona cinzenta do enriquecimento de urânio adequado para armas, em vez de para uso civil. Tudo isso aponta, mais uma vez, para a falha do TNP, que continua devolvendo as chaves do laboratório de armas nucleares ao incentivar o desenvolvimento da energia nuclear.

Uma delegação da Casa Branca viajou a Omã no início do ano para negociar um novo acordo nuclear com o Irã, apesar de ter sido o próprio regime de Trump, em 2018, que destruiu o acordo nuclear iraniano — perfeitamente viável e em vigor até então —, conhecido como Plano de Ação Conjunto Global.

A equipe de negociação foi liderada por Steve Witkoff e Jared Kushner. Witkoff é o enviado de Trump para o Oriente Médio, mas Kushner não ocupa nenhum cargo oficial no governo dos Estados Unidos nem possui qualquer qualificação real, exceto um fervor predatório por propriedades à beira-mar: o Irã possui 5.800 km de litoral ao longo do Mar Cáspio, do Golfo Pérsico e do Mar de Omã.

O Irã deveria ter armas nucleares? Claro que não. Mas isso também se aplica às nove nações que as possuem. E elas deveriam ser as primeiras a se desarmar antes que exijam o mesmo de outros países.

Beyond Nuclear International

Continue lendo

O senador e candidato à presidência Flávio Bolsonaro. (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)
Frei Betto: Borges e Flávio Bolsonaro no labirinto
O presidente da Argentina, Javier Milei, durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), nos EUA. (Foto: Gage Skidmore / Flickr)
A epidemia de suicídios na Argentina
O racismo e a intolerância religiosa da família Bolsonaro e de seus aliados voltam a se manifestar na proposta de um deputado do PL, partido de Flávio Bolsonaro, de cassar o título de Padroeira do Brasil de Nossa Senhora Aparecida. (Foto: Gustavo de Oliveira / Arquidiciocese do Rio)
Frei Betto: ameaçam cassar Aparecida

Leia também

Comandantes militares, o ministro da Defesa, José Múcio, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia do Dia do Soldado, no Quartel-general do Exército, em agosto de 2024. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
José Múcio é uma besta e o portão está aberto
Mulheres iranianas durante comemorações do Dia do Basij, em novembro de 2025. (Foto: Khamenei.ir / Wikimedia Commons)
6 livros para entender o Irã
Quando transformamos livros em uma espécie de forragem ou combustível para as máquinas, evaporamos universos inteiros. (Imagem: Estúdio Gauche)
Bibliocídio: como as big techs queimam livros
Membros da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) – lefebvrianos – durante missa na Igreja de St. Jude, na Filadélfia. (Foto: jcapaldi / Flickr)
O primeiro racha na Igreja sob Leão XIV
Marx abordou o capitalismo do ponto de vista do trabalho assalariado; Weber, do ponto de vista dos proprietários do capital. (Imagem: Estúdio Gauche)
Marx e Weber: ângulos de visão
Pouco conhecida em comparação com as principais empresas do Big Tech (Google, Amazon, Meta, Apple), a Palantir Technologies é uma veterana no Vale do Silício. A pedra fundamental da empresa foi lançada pela agência de inteligência americana CIA por meio de seu fundo de investimento In-Q-Tel. (Imagem: Adrián Astorgano / El Salto)
Palantir: a empresa mais perigosa do mundo
18.12.2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de apresentação dos oficiais-generais promovidos. Clube do Exército – Sede Lago. Brasília (DF) - Brasil. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Defesa nacional: a falsa solução dos gastos militares
Retrato de Muammar Gaddafi pintado em Lyon, na França. (Foto: Thierry Ehrmann / Flickr)
A Líbia pós-Gaddafi, 15 anos depois
São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato