UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
,

Coreia do Sul: Milhares protestam contra instalação de sistema anti-mísseis americano

De acordo com Seul e Washington, o sistema visa fazer frente a “ameaças regionais” e “proteger tropas americanas” estacionadas na região.
por Pedro Marin | Revista Opera

Cerca de 5 mil sul-coreanos, em sua maioria camponeses, marcharam nesta quarta-feira (13) no condado de Seongju contra a instalação do sistema anti-mísseis THAAD, feita em parceria entre os governos do EUA e da Coreia do Sul.

De acordo com Seul e Washington, o Terminal de Sistema Defensivo de Alta Altitude (THAAD, em inglês), visa fazer frente a “ameaças regionais” (em especial da Coreia do Norte) e “proteger tropas americanas” estacionadas na região.

Os residentes e camponeses de Seongju, no entanto, acreditam que o sistema, que será instalado na região, pode trazer problemas de saúde, além de prejudicar a atividade agrícola – acusação que o governo sul-coreano diz ser “infundada.” Além disso, dizem que a decisão de instalar o sistema na região é nula, por ter sido feita sem consulta à população. Alguns manifestantes dizem ainda que a instalação do sistema pode elevar a tensão regional com a Coreia do Norte.

O governador do condado, Kim Hang-gon, também se opõe à instalação do sistema defensivo. “Se perdermos nossa preciosa terra para o THAAD, ficaremos envergonhados diante dos nossos ancestrais e decendentes”, disse Kim, que durante a manifestação escreveu uma carta endereçada ao governo com o próprio sangue.

Outras manifestações têm ocorrido em diversas localidades do país.

 

 

Continue lendo

Cerimônia da bandeira da União Europeia para chegada do presidente italiano no Parlamento Europeu, em 2014. (Foto: Parlamento Europeu / Flickr)
Europa: militarismo, dissuasão e cultura de paz
Um grupo de migrantes haitianos em um barco é interceptado pela Guarda Costeira dos EUA. (Foto: U.S. Coast Guard Historian's Office / Flickr)
A história esquecida dos haitianos presos em Guantánamo
Foto aérea de trecho do Canal do Panamá. (Foto: David A. Cornwell / Combined Military Service Digital Photographic Files)
Os homens de Trump voltam ao Panamá para pressionar pelo controle do Canal

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular