A história da resistência palestina tem uma longa trajetória que remonta ao final da década de 1960. Durante esse período turbulento de máxima tensão entre os dois mundos confrontados na Guerra Fria, uma grande onda de movimentos revolucionários varreu o mundo. Essa corrente de libertação foi marcada por seu caráter profundamente anticolonial e combativo, encontrando vários cenários particularmente representativos dessa realidade, como a Argélia, o Vietnã, Cuba e a Palestina. No território palestino, esse espírito de resistência foi articulado em torno da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), fundada com base na colaboração entre diferentes grupos, como o Fatah e a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).
Os princípios básicos dessa frente ampla de luta foram orientados por seu caráter secular, democrático e nacionalista, com um forte caráter revolucionário e de esquerda. Independentemente das profundas divisões e diferenças subjacentes entre as inúmeras facções fedayeen (guerrilheiras), o ideário combativo sustentado pela prática ativa da luta armada representava uma espinha dorsal comum aos olhos de todos os palestinos. No marco da longa década de 1960, o confronto com o inimigo por meio do uso de armas era visto como um mecanismo legítimo e justificado até que todos os movimentos de resistência alcançassem a libertação final. Nesse contexto, a Palestina não foi exceção a outros cenários de luta revolucionária e anticolonial, sendo mais uma expressão de um período caracterizado pela efervescência combativa em todo o mundo.
Diante dos fracassos experimentados pelos exércitos árabes em conflitos como a Guerra dos Seis Dias (1967) ou a Guerra do Yom Kippur (1973), as táticas de resistência armada palestina se mostraram notavelmente eficazes em comparação com a prática da guerra convencional em campo aberto. Inspirados pelo exemplo dos argelino, vietnamita ou cubano, os palestinos adotaram o uso da guerra de guerrilha como uma ferramenta para enfrentar um inimigo militarmente superior, como era o Estado de Israel. Essa concepção de guerra de guerrilha foi articulada de mãos dadas com outra noção complementar enunciada pelos chineses e vietnamitas na época: a Guerra Popular. Com o uso combinado de ambas as abordagens, o movimento palestino procurou enfrentar o inimigo sionista por meio da mobilização do povo da Palestina em todos os níveis da vida cotidiana.
Sob essa abordagem, apesar da valiosa inspiração e dos ensinamentos estrangeiros, as táticas da resistência armada palestina tiveram de ser moldadas de forma original para serem eficazes em seu contexto específico. O primeiro desafio que os palestinos enfrentaram nesse sentido foi a adaptação da luta a um ambiente físico muito diferente de outros cenários de selva, como Vietnã, Cuba ou Colômbia. A guerra de guerrilha tinha provado ser adaptável a diversos territórios, tanto de caráter rural quanto urbano, como no caso da casbá argelina. A singularidade palestina, no entanto, estava em aprender a combinar as duas formas de maneira eficaz ao longo do tempo, incluindo também táticas de guerrilha no deserto que mais tarde seriam aperfeiçoadas pelos combatentes da Frente Polisário no Saara.
Paralelamente a esse intenso processo de adaptação e penetração no terreno, a resistência palestina também empregou ativamente uma ferramenta tática central na estrutura dos movimentos de libertação nacional: a mobilidade através das fronteiras dos países vizinhos aliados à causa. Essa prática, difundida na maioria das lutas pela independência da época, foi um pilar fundamental na arena palestina. Estados como o Líbano, a Síria e a Jordânia serviram como “bases” periódicas para treinar, preparar e articular operações alternadamente ao longo do tempo. O potencial dessa estratégia foi demonstrado em vários episódios, como a famosa batalha de Karameh, em solo jordaniano, em que a resistência conseguiu dar um duro golpe psicológico no exército sionista, em 1968. A invasão do Líbano por Israel (1982) com o objetivo de eliminar as bases palestinas em suas fronteiras foi uma demonstração clara da ameaça que essa prática representou para o governo israelense durante a longa década de 1960.
Do ponto de vista operacional, os militantes palestinos que iniciaram a luta armada recorreram a táticas de guerrilha “tradicionais” acompanhadas de elementos novos e inovadores para a época. Além de ataques surpresa, emboscadas e infiltrações, os palestinos foram pioneiros em aprender a maximizar o impacto da propaganda associada a manobras arriscadas, como o sequestro de aeronaves, uma prática imortalizada pela combatente Leila Khaled. Empregando todos os tipos de estratégias revolucionárias, tanto nos territórios ocupados quanto nos teatros europeus, o movimento de resistência conseguiu colocar o exército israelense sob grande pressão no início da década de 1970. Foi durante esse período que os combatentes guerrilheiros dos “Comandos Tormenta” do Fatah e das “Águias Vermelhas” da PFLP alcançaram a fama e reconhecimento mundial que os acompanhariam desde as origens da luta armada até o fim da Guerra Fria.
A funcionalidade intrínseca dessa guerra de guerrilha acompanhada pela noção de Guerra Popular, no entanto, manteve sempre um claro horizonte político. Como Carl von Clausewitz disse há vários séculos, a guerra nunca foi outra coisa senão a continuação da política por outros meios. O movimento palestino sempre foi claro quanto a essa máxima durante os anos de chumbo da luta anti-Israel. Por trás de todas as manifestações da luta armada revolucionária sempre esteve o desejo de mobilizar a maior parte do povo palestino e desmoralizar o ocupante invasor. Nesse cenário, o objetivo principal dos guerrilheiros nunca foi derrotar o exército inimigo no campo de batalha (pouco mais do que uma utopia), mas sim sobreviver, resistir e atacar até que o adversário fosse lentamente desgastado. O campo militar, portanto, nunca foi concebido de forma separada do trabalho político, diplomático, propagandístico ou cultural, sendo eles, em todos os casos, faces diferentes da mesma realidade com múltiplas manifestações: a da resistência em busca da libertação.
No final da década de 1970 e início da década de 1980, o movimento armado palestino enfraqueceu consideravelmente. A luta contra o Estado israelense desgastou os guerrilheiros, que enfrentaram divisões profundas e confrontos internos com vários governos árabes da região. A incapacidade de obter uma vitória definitiva sobre o sionismo colocou os guerrilheiros em uma situação cada vez mais insustentável em meio a um mundo que caminhava rapidamente para uma transformação global completa. Com a Guerra Fria entrando em sua fase final e os últimos lampejos da onda revolucionária que havia varrido o mundo desde a década de 1960, o campo palestino enfrentou um quadro derrotista de total frustração. No início da década de 1990, a morte definitiva do campo socialista selou o destino de muitos povos, onde a luta armada revolucionária desapareceu completamente como uma alternativa real para a construção do caminho para a libertação.
Nesse contexto, os movimentos de resistência palestinos que lideraram a luta por décadas entraram em um estágio de declínio visível, pois foram forçados a negociar uma saída para o conflito que nunca seria aceita pelo Estado israelense. Durante esse período sombrio, quando a chama das grandes utopias coletivas finalmente se extinguiu, os movimentos islâmicos fundamentalistas e radicais tomaram o bastão da esquerda secular-revolucionária. Grupos anteriormente irrelevantes ou inexistentes, como o Hamas ou a Jihad Islâmica, apareceram em cena como verdadeiros protagonistas no início do novo milênio. Os princípios políticos dessas facções emergentes estavam muito distantes daqueles que haviam guiado inicialmente grupos como o Fatah ou a PFLP. Para os mujahideen (combatentes) recém-chegados, a luta contra o Estado de Israel foi concebida desde o início numa chave religiosa e baseada na identidade, afirmando assim uma visão que estava muito distante das posições revolucionárias de esquerda que prevaleceram até então. Aos olhos do governo sionista, o surgimento dessas novas tendências foi percebido como uma oportunidade de desgastar e dividir ainda mais uma resistência palestina que havia sido profundamente transformada no início do século XXI.
A renúncia à luta armada pelo ramo majoritário da OLP foi rapidamente instrumentalizada pelas facções fundamentalistas palestinas para erguer uma nova vanguarda militante baseada em princípios islâmicos. Assim, com o apoio de potências estrangeiras, como o governo dos aiatolás e a Irmandade Muçulmana, grupos como o Hamas e a Jihad Islâmica se fortaleceram consideravelmente nos últimos anos e se tornaram a pedra angular da resistência no futuro imediato. As táticas de combate desses movimentos mudaram e evoluíram em relação à realidade guerrilheira da década de 1960. A resistência armada palestina renovada de nosso tempo priorizou o uso de ações de escopo tático-militar limitado, mas de profundo impacto propagandístico-psicológico, como o disparo de foguetes contra o Domo de Ferro. Essas iniciativas, coordenadas juntamente com operações paralelas de forças aliadas, como o Hezbollah, a partir da fronteira libanesa, definiram o tom da luta armada palestina contemporânea. Seus resultados práticos, além da manutenção de alguma tensão em solo israelense, foram fundamentalmente marcados por sua projeção interna, onde essas manifestações serviram para se afirmarem como autênticos portadores da bandeira da resistência em nosso tempo.
A ofensiva lançada pela resistência palestina em 7 de outubro de 2023, no entanto, marcou uma mudança decisiva nas regras do jogo. Por meio de uma ação coordenada entre diferentes facções, incluindo a ala militar da própria PFLP, os combatentes lançaram uma ofensiva em solo israelense de proporções até então desconhecidas. As táticas empregadas no marco dessa operação incluíram muitos aspectos novos e notavelmente avançados que revelam o desenvolvimento técnico-militar dos grupos armados palestinos nos últimos anos. Apesar da derrota tática e da resposta subsequente do exército israelense na Faixa de Gaza, que assumiu um caráter abertamente genocida, as ações de 7 de outubro marcaram um ponto de virada no retorno do debate sobre a luta armada na Palestina. Nesse cenário, nos últimos meses, as forças armadas israelenses estacionadas em Gaza sofreram centenas de baixas em um ambiente transformado em ruínas como resultado dos ataques aéreos incessantes ao território. A destruição da Faixa de Gaza, portanto, promoveu o ressurgimento das táticas de guerrilha do passado, em que emboscadas, ataques surpresa e perseguição implacável aos tanques israelenses Merkava deram o tom para uma luta em espiral ascendente.
Como resultado dessa escalada no conflito, a questão da ação armada e, com ela, o debate em torno da eficácia das táticas de combate entre a resistência palestina, tornou-se novamente um foco de interesse público. Aproveitando o legado construído há mais de meio século, os combatentes palestinos de hoje voltaram a usar algumas ferramentas que haviam sido abandonadas com a virada do milênio e o fim da Guerra Fria. O interesse em desgastar, amedrontar e causar pânico no campo inimigo foi reposicionado como prioridade para aqueles que enfrentam a agressão sionista atualmente. Assim, apesar da magnitude do genocídio perpetrado pelo Estado israelense na Faixa de Gaza, uma realidade cada vez mais visível está escondida sob a imensa montanha de cadáveres: o exército israelense está perdendo a batalha por Gaza. A cada dia que passa, aumenta a pressão sobre o gabinete de Netanyahu, cujas promessas de uma “pacificação” sangrenta sobre o território palestino estão se revelando inconsistentes à medida que os problemas internos vêm à tona. Assim como os EUA no Vietnã ou as forças coloniais europeias na África, as tropas israelenses não conseguiram deter as ações armadas da resistência palestina, apesar da imensa superioridade militar e técnica no terreno, uma realidade que não mostra sinais de ser alterada num futuro próximo.
Nesse cenário incerto, os palestinos conseguiram combinar elementos trazidos do passado com novas fórmulas de ação, bem como com atores aliados emergentes na luta, como os Houthis no Mar Vermelho. Dessa forma, por meio de uma combinação de operações armadas na Faixa de Gaza, acompanhadas por um amplo trabalho político-diplomático e de propaganda internacional, o movimento de resistência foi rearticulado e revitalizado em nosso tempo. As chances de vitória hoje contra um inimigo tão superior quanto o Estado de Israel continuam a depender da implementação de ações político-militares coordenadas em vários níveis complementares. Nessa linha, e depois de ter sido observado em várias ocasiões que Israel não teme uma guerra convencional aberta na região, os palestinos devem continuar no caminho traçado pelos pais e mães da resistência há mais de meio século para enfrentar a agressão sionista.
Embora as condições tenham mudado, o mundo tenha se transformado e as próprias facções do movimento palestino sejam guiadas por princípios que têm pouca semelhança com os valores originais, há uma coisa que persiste desde então: o direito do povo palestino à resistência legítima. As táticas da luta armada que devem orientar a ação antissionista evoluíram em muitos aspectos técnico-militares desde suas origens, mas os pilares fundamentais que marcam suas chances de sucesso permanecem inalterados. Eles podem ser resumidos em: a continuação ativa da ação de guerrilha contra um inimigo superior a fim de desgastar e desencorajar suas fileiras; a concepção das operações de combate como uma continuação da linha política em todos os momentos; o fortalecimento e a busca de novas alianças com forças antissionistas regionais; a mobilização interna do povo palestino por meio da prática da Guerra Popular em busca da unidade entre as facções; e, finalmente, o aumento da pressão externa sobre o Estado de Israel por meio de todos os mecanismos disponíveis em cada momento.
O uso combinado desses princípios combativos não garante a vitória imediata, mas promete contribuir para a manutenção de um horizonte de resistência ativa incapaz de ser rompida pelo bombardeio israelense. Nesse cenário, sob o barulho das bombas e o horror da tragédia palestina que estamos testemunhando dia após dia na Faixa de Gaza, há um ressurgimento do espírito de luta que aterroriza os governantes sionistas. A história nos mostra, como disse o líder chileno Salvador Allende, que a força não é suficiente para deter a vontade legítima do povo. Os crimes do exército israelense forjarão novas ondas de combatentes comprometidos com a libertação da Palestina, formando assim uma espiral de resistência que, mais cedo ou mais tarde, quitará sua dívida aos olhos do mundo.