O Departamento de Segurança Interna dos EUA divulgou nesta quinta-feira (4) um relatório no qual afirma que o grupo terrorista Estado Islâmico esteve envolvido no planejamento de cerca de 100 ações terroristas no Ocidente nos últimos dois anos.
De acordo com o relatório, 44% dos ataques planejados pelo grupo se concretizaram. Os dados mostram também que cerca de 41% dos ataques foram planejados para ocorrerem nos Estados Unidos, e cerca de 20% na França.
Além disso, o documento afirma que a maior parte dos ataques foram planejados por pessoas que foram inspiradas pelo EI e que não são membros diretos da organização. “Nesse ano, durante o ramadã, o EI fez um chamado a seus apoiadores em todo o mundo para que levassem a cabo ataques em seus países, e os seguidores aparentemente responderam, como foi o caso do atirador de Orlando”, diz o relatório.
[button color=”” size=”” type=”square_outlined” target=”” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/index.php/2016/07/25/terrorismo-qual-e-logica-por-tras-dos-atentados-ideologia-isis/”]LEIA MAIS – Terrorismo: qual é a lógica por trás dos atentados? – A ideologia do ISIS[/button]
Comparação
Os dados demonstram que a organização terrorista tem planejado melhor os ataques. Em 2015, menos de 33% dos ataques no Ocidente foram efetivos, e feriram ou mataram 720 pessoas. Em 2016, por outro lado, mais de 875 pessoas foram feridas ou mortas em decorrência de ataques do grupo.
*Com informações da RT