Caças da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen bombardearam neste sábado (20) a capital do país, Sanaa, durante uma grande manifestação em apoio aos rebeldes Houthi.
A manifestação, que contou com a presença de mais de 100 mil pessoas, foi realizada em apoio ao conselho político formado pelo movimento Houthi e pelo partido Congresso Geral do Povo, que decidiram governar o Iêmen unilateralmente.
Durante a manifestação, no entanto, caças bombardearam a capital do Iêmen, resultando em um número ainda desconhecido de mortos, de acordo com oficiais locais ouvidos pela AP. O canal de televisão dos Houthis, Al-Masirah, divulgou por sua vez que ao menos três pessoas foram mortas nos bombardeios, que foram feitos a cerca de 3km de distância da praça Sabeen, onde ocorria a manifestação. De acordo com a Reuters, cerca de três outros bombardeios atingiram os arredores do Palácio Presidencial, a cerca de 600 metros da manifestação.
“Do nada, eles começaram a bombardear e a multidão começou a correr. Eu basicamente fugi do local. As pessoas começaram a gritar… Porque todos estão bem armados, eles começaram a atirar para o alto com seus [fuzis] AK-47 e suas metralhadoras”, disse Hisham al-Omeisy à BBC.