Pesquisar
,

México: Governo suspende diálogo com professores grevistas

A medida é adotada em resposta ao fato das aulas não terem sido retomadas nos estados de Oaxaca e Chiapas, que enfrentam manifestações de professores.
por Pedro Marin | Revista Opera*
(Foto: Carlos Adampol Galindo/ via Wikipedia Commons)

O Secretário de Educação Pública do México, Aurelio Nuño, disse nesta terça-feira que o governo seguirá com a reforma educacional, independente da continuidade dos protestos contra a proposta por parte de professores ligados à Coordenação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE).

O anúncio é feito um dia após o presidente mexicano Enrique Peña Nieto ter suspendido o diálogo com os representantes da CNTE, em resposta à continuidade dos protestos e ao fato das aulas não terem sido retomadas nos estados de Oaxaca e Chiapas. “Não se pode fazer reféns as crianças e jovens do país a partir de nenhuma causa ou demanda”, disse Peña Nieto.

A reforma, iniciada em 2013 pelo presidente Peña Nieto, propõe a avaliação obrigatória de professores para que mantenham suas funções, com o objetivo de “melhorar a qualidade da educação”. A CNTE, no entanto, diz que a medida busca somente justificar demissões de professores. No ano passado, o governo desmantelou, como parte da reforma, o departamento de educação do estado de Oaxaca, controlado por membros do CNTE, e o reestruturou sob o controle do estado.

As manifestações da CNTE – uma frente dissidente que conta com 200 mil membros dos 1,3 milhões do Sindicato Nacional dos Professores – começaram meses atrás com pouco apoio, inclusive por parte de estudantes. O apoio aos professores cresceu, no entanto, depois de nove manifestantes morreram em decorrência da repressão policial em Nochixtlán, no dia 19 de junho.

*Com informações da Telesur

Continue lendo

genocidio
O genocídio prossegue
equador
Equador: é possível vencer uma eleição sendo um inútil?
siria (1)
A queda do governo Assad na Síria

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular