As Forças de Defesa de Israel (IDF) iniciaram a construção de um muro subterrâneo na fronteira com Gaza, com o objetivo de impedir que militantes do Hamas façam túneis para entrar no território israelense.
De acordo com oficiais israelenses, que falaram à AP sob a condição de anonimato, a construção do muro começou há semanas. Eles também disseram que o muro, que teve o orçamento de 530 milhões de dólares aprovado em julho, terá uma extensão de 60km, para cobrir toda a fronteira com Gaza.
O Comandante das Forças de Defesa de Israel, Gadi Eisencott, disse que o muro é o “maior projeto” já feito na história da IDF. Atualmente, a fronteira entre Israel e Gaza já conta com um sistema que conta com cercas subterrâneas e detectores.
Resistência criativa
O Hamas por sua vez disse que os muros não deterão a resistência. “O povo palestino e a resistência podem superar todos os obstáculos colocados pela ocupação [israelense]. A resistência é criativa e avançada, e não liga para os procedimentos da ocupação”, disse o oficial do Hamas Salah Bardawil à AP.