As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) anunciaram no último sábado (1) que liquidarão todos seus bens com o objetivo de reparar as vítimas do conflito entre a guerrilha e o estado colombiano.
“Nós declararemos perante ao governo todos os recursos monetários e não-monetários que foram parte de nossa economia de guerra”, disse o grupo por meio de um comunicado divulgado na véspera do plebiscito que definirá os rumos do processo de paz neste domingo (2).
[button color=”” size=”” type=”square_outlined” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/index.php/2016/10/01/colombia-entenda-os-proximos-passos-para-o-plebiscito-pela-paz/”]Leia também: Colômbia – entenda os próximos passos para o Plebiscito pela paz[/button]
“Esse é um grande anúncio e são grandes notícias para a Colômbia, mas acima de tudo para as vítimas. Isso demonstra que nós estamos cumprindo com o combinado”, disse o líder da delegação de paz do governo colombiano, Humberto de la Calle, que assumiu também que o tema dos recursos financeiros foi “talvez a mais delicada questão das negociações”.
De acordo com o anúncio das FARC-EP, a reparação por meio dos fundos do grupo deve acontecer durante o processo de entrega de armas.