Chegou ao Haiti, na noite da última quarta-feira (5), um carregamento de 20 toneladas de ajuda humanitária enviado pela Venezuela após a passagem do furacão Matthew, que já deixou ao menos 35 mortos no país e centenas de desaparecidos.
“Chegou ao Haiti o primeiro avião de ajuda humanitária da Venezuela. A solidariedade do povo de Bolívar e Chávez conduz nossa relações”, disse a chanceler venezuelana Delcy Rodríguez.
O embaixador haitiano em Caracas, Leslie David, lembrou que a Venezuela já tem a tradição de estender a mão durante esses momentos. “Em 2010, quando sofremos o terremoto com mais de 2 mil pessoas falecidas, o primeiro país a chegar foi a Venezuela. Também tivemos outros ciclones e Venezuela novamente se manifestou. Hoje não foi diferente e se reafirmou essa amizade história de irmandade”, disse ele.
Matthew
O pior furacão desde 1966 na região já passou pela Jamaica, Cuba e Haiti, deixando ao menos 45 mortos – 35 no Haiti – e agora se aproxima do sudeste dos EUA, devendo atingir o país nesta noite.
No Haiti, já foi decretado estado de catástrofe. Os governadores da Florida, Georgia e Carolina do Sul por sua vez decretaram estado de emergência em resposta à aproximação do furacão, e mais de 2 milhões de pessoas já se deslocaram para o interior do país.