O Departamento de Estado norte-americano gastou 585 milhões de dólares (cerca de 1,9 bi de reais) para “promover a democracia” pelo mundo no ano de 2016. Os dados são do relatório oficial do Departamento de Estado, divulgado nesta sexta-feira (18).
“Nós levamos a sério nossa tarefa de investir o dinheiro dos contribuintes no sucesso a longo prazo de nossa nação, e estamos empenhados em defender e avançar os interesses e valores dos EUA em um mundo que está mudando mais rapidamente e se tornando mais interconectado do que em qualquer outro tempo”, diz o Secretário de Estado, John Kerry, na introdução do documento.
O relatório não especifica em quais países a quantia foi aplicada, nem por meio de quais instituições, mas diz que os EUA apoiou “importantes ganhos democráticos no Sri Lanka, Nigéria e Myanmar.”
[vc_message message_box_color=”green” icon_fontawesome=”fa fa-money”]A Revista Opera é um projeto independente, e, portanto, depende exclusivamente do financiamento de seus leitores. Clique e saiba mais.[/vc_message]Ainda de acordo com o relatório, houve um aumento de 4% nos recursos totais do Departamento de Estado, que passaram de 90,6 bilhões de dólares em 2015 para 93,8 bi em 2016.