Pesquisar
, ,

Com manobra, Câmara aprova terceirização em todas as atividades; projeto agora segue para sanção de Temer

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressuscitou um texto de 1998 que a proposta de 2015 não tivesse de ser discutida no Senado.

por Pedro Marin / Revista Opera
Oposição protesta contra aprovação do projeto com patos infláveis. (Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (22), por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções, o projeto de lei que regulamenta e autoriza a terceirização em todas as atividades das empresas privadas do país, e de parte do setor público.

Os deputados agora discutirão as emendas ao projeto, que depois da votação segue para sanção do presidente Michel Temer.

Manobra

A discussão do texto aprovado não foi polêmica somente pelas críticas da oposição, que o considera um ataque aos direitos trabalhistas, já que, de acordo com IPEA, trabalhadores terceirizados recebem, em média, 17% a menos que os contratados diretamente pela empresa em que trabalham (um estudo da CUT, por sua vez, diz que eles recebem 25% a menos), mas também pela manobra realizada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que ressuscitou um texto de 1998, proposto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para evitar que o texto proposto em 2015 não tivesse que ser votado no Senado, onde corria lentamente nas mãos do então presidente da casa, Renan Calheiros.

O texto não precisará passar pelo Senado porque lá foi aprovado em 2002. Dos atuais 81 senadores, somente 12 estavam em seus cargos na época. A oposição disse que recorreu ao STF contra a manobra.

Continue lendo

O lobista é um tradutor profissional, capaz de transformar "ganância" em "progresso" com a facilidade de quem troca de gravata. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Ode ao lobista
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante comemoração do 250º aniversário da Marinha dos EUA. (Foto: Daniel Torok / White House)
O ataque à Venezuela é um ataque ao Brasil
A Bancada Cristã pretender obter prerrogativas formais que a distinguem como órgão de poder interno: participar da definição de pautas, contar com prioridade de fala, ter assento no colégio de líderes. (Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)
Bancada “cristã” ameaça a democracia

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina