A polícia de Buenos Aires reprimiu nesta quinta-feira (13) dezenas de trabalhadores e manifestantes que ocupavam uma fábrica da multinacional norte-americana PepsiCo, no bairro de Vicente López.
A ocupação da fábrica, que se iniciou há quase três semanas, foi feita contra a decisão da empresa, anunciada no dia 20 de junho, de demitir cerca de 600 trabalhadores, em um processo de transferência da fábrica para a cidade de Mar del Plata.
“A única coisa que queremos é trabalhar. Não queremos que nos peguem. Há companheiras que foram pegas e estão feridas. Somos mulheres e estamos pedindo pelo nosso trabalho”, disse uma trabalhadora ao Página12.
Os trabalhadores tentaram resistir às tropas da polícia com barricadas, mas por volta das 10 horas da manhã (horário local) o efetivo da polícia conseguiu entrar no prédio. “Entraram quebrando vidros, portas e janelas, com cassetetes e gás lacrimogênio. Nos ameaçaram”, declarou Camilo Mones, um dos representantes dos trabalhadores. “Lutamos até o final. Nos tiraram, mas a luta vai seguir. Isso não termina aqui”, completou.
*Com informações de Página12 e El País