Pesquisar
,

Venezuela terá Comissão da Verdade para investigar candidatos envolvidos em violência

A Comissão também abriu uma investigação contra o deputado Julio Borges, por envolvimento em ações para prejudicar o sistema financeiro da Venezuela.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: ANDES/Micaela Ayala V.)

A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela anunciou na última quarta-feira (16) a criação de uma Comissão da Verdade, Justiça, Paz e Tranquilidade Pública, com o objetivo de investigar os candidatos às eleições locais do país, programadas para o outubro.

A presidenta da Assembleia, Delcy Rodriguez – nomeada também líder da Comissão – anunciou o início das investigações contra todos os candidatos às eleições, com o fim de determinar se algum deles esteve envolvido em atos de violência durante as manifestações no país. “Nós pedimos ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que enviasse a lista completa dos candidatos governamentais à Comissão da Verdade”, declarou Rodríguez.

Além da averiguação dos candidatos, a Comissão da Verdade determinou também a abertura de uma investigação contra o deputado opositor Julio Borges (Primero Justicia), por suposto envolvimento em ações para prejudicar o sistema financeiro Venezuelano e a distribuição de alimentos e remédios.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2017/07/09/venezuela-um-guia-para-entender-um-novo-golpe-parte-1/”]Leia também: Venezuela – um guia para entender um novo golpe (parte 1)[/button]

“O chefe de estado, Nicolás Maduro, teve acesso a comunicações que foram dirigidas pelo deputado Julio Borges ao banco Goldman Sachs e a investidores australianos para que, em primeira instância, para que se bloqueasse as linhas de financiamento internacional à Venezuela para aquisição de medicamentos e alimentos e, em segunda instância, para evitar investimentos estrangeiros na Venezuela”, denunciou Delcy.

Continue lendo

evo-arce-bolivia
Bolívia: vozes e chaves de um processo em implosão
libano (2)
EUA querem uma mudança de regime no Líbano, não o fim do massacre israelense
UNRWA
Por que Israel proibiu a UNRWA e o que isso significa para os refugiados palestinos

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular