Pesquisar
,

México: Educadores em alerta frente a ameaças do Estado

O alerta ocorre depois do Secretário do Interior, Ángel Osorio Chong, declarar que “o tempo se esgotou” para o desbloqueio de estradas.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Reprodução/It’s Going Down)

ACoordenação Nacional dos Trabalhadores da Educação do México (CNTE) solicitou neste sábado (2) que organizações de direitos humanos nacionais e internacionais fiquem em alerta frente a tentativas de impedir manifestações por meio da repressão.

O alerta ocorre depois do Secretário do Interior, Ángel Osorio Chong, declarar que “o tempo se esgotou” e que “os bloqueios [de estradas] e os danos aos cidadãos devem acabar”, declarando, por fim, que “portanto, as decisões necessárias serão tomadas em breve para permitir o trânsito em estradas estratégicas e o fornecimento às comunidades.”

Os professores da CNTE – que se mobilizam principalmente no sul, parte mais pobre do país – protestam contra a reforma educacional aprovada pelo governo. Um dos pontos mais criticados é uma avaliação, que seria aplicada de anos em anos. Caso o professor não passasse, seria retirado de sua função e colocado em uma posição administrativa. O líder da CNTE, Gabriel López Chiñas, diz, no entanto, que os exames só têm como objetivo demitir professores.

A crítica de Chiñas não é infundada. Oito lideranças do sindicato de educadores do estado de Oaxaca estão atualmente presos, acusados de “receber fundos ilícitos” (dinheiro de professores para o fundo sindical, depois do governo ter bloqueado as contas do sindicato e líderes) ou “roubar livros escolares.”

As manifestações da CNTE – uma frente dissidente que conta com 200 mil membros dos 1,3 milhões do Sindicato Nacional dos Professores – começaram com pouco apoio, inclusive por parte de estudantes. Mas depois do dia 19, quando a repressão policial terminou na morte de nove pessoas em Nochixtlán, as manifestações tem crescido.

 

 

 

Continue lendo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante discurso no Comitê Político de Ação Conservadora (CPAC). (Foto: White House / Flickr)
Trump 2.0: o revivalismo americano impulsionado pela oligarquia tecnológica
Por que os israelenses quebraram o cessar-fogo? Não há uma boa razão. Nada foi feito no terreno pelos palestinos para provocar esse retorno à violência mortal. A troca de prisioneiros transcorreu da forma mais tranquila possível e o processo de verificação do cessar-fogo estava intacto. (Foto: Pamela Drew / Flickr)
Vijay Prashad: o ataque infernal de Israel contra os palestinos em 18 de março
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular