Pesquisar
,

Venezuela defende direito de assumir Presidência do Mercosul

Para a representante da Venezuela, a ofensiva contra seu país no Mercosul provêm "de governos que de fato deram golpes de estado em Presidentes legítimos."

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: AVN)

A Chanceler venezuelana Delcy Rodríguez defendeu nesta segunda-feira (11) o direito do país assumir a Presidência rotativa do Mercosul, durante reunião de ministros em Montevidéu, Uruguai.

Ao sair da reunião, a chanceler disse que, após conversa entre o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Uruguai, Tabaré Vásquez, se estabeleceu as condições para que haja a transferência da Presidência nos próximos dias.

“Viemos representando a Venezuela para defender a unidade deste bloco regional que é tão importante”, disse Rodríguez, reiterando que a transferência da Presidência do bloco, de seis em seis meses, não está sujeita a nenhuma condição. “Qualquer coisa distinta nos colocaria em violação dos tratados constitutivos do Mercosul”, disse.

A representante venezuelana denunciou também o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, a quem qualificou de “ex-funcionário do Plano Condor”, e o governo brasileiro, que dirigem a ofensiva contra a Presidência venezuelana no bloco. A chanceler já havia dito anteriormente que os representantes destes países provêm “de governos que de fato deram golpes de estado em Presidentes legítimos.”

Continue lendo

Novo mapa-múndi do IBGE "inverte" representação convencional. (Foto: Reprodução)
O IBGE e os mapas
A cantora e agricultora americana Kelis é a mais recente celebridade a se aventurar na África Oriental, supostamente sob o pretexto da sustentabilidade. (Foto: Kelis / Instagram / Reprodução)
O pan-africanismo sob o domínio das elites
A fumaça branca sobe da Capela Sistina em 2013, na eleição do Papa Francisco. (Foto: Jeffrey Bruno / Flickr)
Frei Betto: breve história das eleições papais

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina