Pesquisar
,

EUA mandou mais de mil espiões para Jogos no Rio, diz relatório

De acordo com os documentos confidenciais obtidos pela NBC, centenas de analistas, agentes de segurança e de operações especiais já estão no Rio de Janeiro.

por Pedro Marin | Revista Opera*
io de Janeiro – RJ, Brasil – John Kerry desembarca no aeroporto do Galeão para participar da Cerimônia de Abertura dos Jogos Rio 2016.(Foto: US State Department)

A inteligência dos EUA envio ao Rio de Janeiro mais de mil espiões em um esforço conjunto para assegurar os Jogos Olímpicos na cidade, revelou nesta sexta-feira (5) a rede norte-americana NBC News.

De acordo com os documentos confidenciais obtidos pela rede, centenas de analistas, agentes de segurança e de operações especiais já estão no Rio de Janeiro, além de dezenas de militares do exército e da marinha norte-americana, que estão trabalhando em conjunto com a Polícia Federal e com a Marinha Brasileira.

“Agências de inteligência dos EUA estão trabalhando estreitamente com oficiais de inteligência brasileiros para apoiar seus esforços em identificar e impedir potenciais ameaças aos Jogos Olímpicos no Rio”, disse Richard Kolko, porta-voz do Diretor de Inteligência Nacional dos EUA, James Clapper.

Ainda de acordo com a NBC, 17 agências de inteligência norte-americanas fazem parte das operações.

*Com informações da NBC News

Continue lendo

Cerca de 20% a 30% dos fluxos ilícitos globais são lavados nos Estados Unidos e estão diretamente associados ao narcotráfico. Esse dado indica que o país é o principal beneficiário mundial da lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. (Foto: Tima Miroshnichenko / Pexels)
Os EUA são a principal lavanderia do narcotráfico global
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Alan Santos/PR)
Projeto de lei pró-Trump sobre terrorismo usa PCC e CV para facilitar intervenção dos EUA
Assata Shakur em Havana, Cuba, em maio de 1992. (Foto: Bill Hackwell / Resumen Latinoamericano)
A liberdade de uma fugitiva: o exílio de Assata Shakur em Cuba

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina