Pesquisar
,

No aniversário de Zapata, 100 mil camponeses protestam no México

A manifestação contou também com o apoio de professores da CNTE, que há quase três meses protestam contra as reformas educacionais do governo do México.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: @lajornada)

Milhares de camponeses e professores mexicanos realizaram nesta segunda-feira (8) uma manifestação na Cidade do México, em comemoração ao aniversário do revolucionário mexicano Emiliano Zapata, por mais apoio econômico ao setor agrícola e contra a política de cortes no campo proposta pelo governo mexicano.

A manifestação, que de acordo com a organização contou com a presença de mais de cem mil trabalhadores, teve participação da Frente Autêntica do Campo (FAC), União Nacional dos Trabalhadores Agrícolas (UNTA), Central Independente de Organizações Agrícolas e Camponesas (CIOAC), Coalizão de Organizações Democráticas Urbanas e Camponesas (CODUC) e Movimento Social pela Terra (MST), além de contar também com o apoio de professores ligados à Coordenação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), que há quase três meses organiza manifestações contra as reformas educacionais do governo Peña Nieto.

 

“O que estamos pedindo são mais recursos para o campo, essa é uma situação que o governo não considerou de maneira adequada […] No México temos terras e água suficiente para produzir os alimentos que os mexicanos necessitam. Por isso o objetivo dessa marcha, também, é que os cidadãos das grandes cidades vejam que não é possível que se siga comprando os alimentos para os mexicanos quando temos terra suficiente para produzi-los”, disse a manifestante Pilar Campos.

 

Continue lendo

Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris
elon musk
O X pode ser uma vítima da guerra que Elon Musk tanto deseja
Em primeiro plano, pequenas bandeiras de mesa de Israel e dos EUA, lado a lado, com o presidente norte-americano Joe Biden assinando um livro ao fundo.
Israel é uma questão de classe

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular