Pesquisar
,

Presidente da Ucrânia ordena que tropas próximas à Crimeia e no Leste estejam preparadas para combate

A ordem ocorre um dia depois do Serviço Federal de Segurança da Rússia ter acusado o governo da Ucrânia planejar atos de sabotagem na região da Crimeia.

por Pedro Marin | Revista Opera
(U.S. Army photo by Capt. Russell M. Gordon, 10th Press Camp Headquarters)

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ordenou nesta quinta-feira (11) que todas as unidades militares próximas às fronteiras com a Crimeia e na região do leste do país (Donbass) estejam em alerta máximo e preparadas para possíveis combates.

As forças de segurança da Ucrânia na fronteira com a Crimeia estão “preparadas para qualquer mudança nos eventos”, disse o assessor do Serviço Fronteiriço da Ucrânia, Oleg Slobodyan.

A ordem ocorre um dia depois do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) ter divulgado um relatório no qual acusa o governo ucraniano de estar por trás de uma série de atos de sabotagem na região da Crimeia, que se anexou à Rússia em 2014, incluindo a preparação do que o Presidente russo Vladimir Putin chamou de “atos terroristas.”

[button color=”” size=”” type=”square_outlined” target=”” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/index.php/2016/06/24/5-coisas-que-netflix-nao-nos-disse-sobre-ucrania/”]Leia mais: 5 coisas que a Netflix não nos disse sobre a Ucrânia[/button]

A Ucrânia, por sua vez, negou as acusações, dizendo que condena qualquer tipo de ação terrorista e declarando que o relatório do FSB era uma “provocação” por parte da Rússia.

Além do alerta, o Presidente ucraniano pediu que a população de seu país evite viajar à Crimeia, e informou que solicitou que o Ministério de Relações Exteriores entre em contato com Putin e com os representantes da Alemanha, França, EUA e do Conselho Europeu.

Processo de paz

A escalada de tensões entre os países pode levar a problemas nos acordos de paz sobre a guerra civil na Ucrânia. O acordo, conhecido como “Minsk 2”, seria rediscutido na próxima reunião do G20, na China. Putin disse ontem (10) que, levando em consideração o relatório do FSB, seria inútil discutir o processo de paz no formato atual.

 

Continue lendo

A cantora e agricultora americana Kelis é a mais recente celebridade a se aventurar na África Oriental, supostamente sob o pretexto da sustentabilidade. (Foto: Kelis / Instagram / Reprodução)
O pan-africanismo sob o domínio das elites
A fumaça branca sobe da Capela Sistina em 2013, na eleição do Papa Francisco. (Foto: Jeffrey Bruno / Flickr)
Frei Betto: breve história das eleições papais
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista a Terry Moran, da ABC NEWS. (Foto: White House / Joyce N. Boghosian)
A extrema-direita não pode ser quebrada com o martelo da razão

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina