UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
,

Milwaukee, nos EUA, enfrenta segunda noite de protestos após morte de jovem negro

Milwaukee tem um histórico de tensão racial muito alta. De acordo com um relatório oficial, ela é a cidade mais segregada de todo o país.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: AP Photo/ Jeffrey Phelps)

A cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin, nos EUA, enfrentou no último domingo (14) a segunda noite consecutiva de protestos, após o jovem negro Sylville Smith, de 23 anos, ter sido baleado e morto por um policial negro no sábado.

Diversas prisões ocorreram durante os protestos na noite deste domingo, após o governador do Wisconsin solicitar o apoio da Guarda Nacional para conter as manifestações, e um policial foi hospitalizado depois de ser atingido por uma pedra. Além disso, uma pessoa foi baleada, e diversas lojas e carros foram incendiados.

De acordo com a polícia, Smith estava armado quando tentou fugir de uma blitz na tarde de sábado, e foi baleado por não seguir as ordens dos policiais, que pediam que soltasse sua arma. A polícia não informou, no entanto, se ele apontava a arma contra os policiais ou se havia disparado quando foi baleado.

“Eles deveriam ter usado uma arma de choque, se fosse o caso”, disse a irmã de Smith, Kimberly Neal.

Milwaukee

Os conflitos ocorrem em uma cidade com um histórico de tensão racial muito alta. De acordo com um relatório da administração municipal de Milwaukee, a cidade é a mais segregada de todo o país.

“O que aconteceu pode não ter sido certo, e eu não estou justificando isso, mas ninguém pode negar o fato de que existem problemas, problemas raciais em Milwaukee, Wisconsin, que precisam ser revistos”, disse o oficial da cidade Alderman Khalif Rainey. “Essa comunidade de Milwaukee, Wisconsin, se tornou o pior lugar para se viver para os afro-americanos no país inteiro.”

Continua após o anúncio

Continue lendo

A ex-candidata à presidência dos EUA pelo Party for Socialism and Liberation (PSL), Claudia De la Cruz, durante o evento Dilemas da Humanidade, no SESC Pompéia, em São Paulo. (Foto: Pedro Marin / Revista Opera)
Claudia De la Cruz: “Todo momento de crise capitalista leva à guerra”
Um mineiro carrega enxofre retirado das redondezas do vulcão Ijen, na Java Oriental, na Indonésia. (Foto: CEphoto/ Uwe Aranas / Wikimedia Commons)
Indonésia, o novo espírito de Bandung e o desenvolvimento industrial
O presidente dos EUA, Donald Trump, e China, Xi Jinping, durante encontro bilateral na Cúpula do G20 no Japão, em 29 de junho de 2019. (Foto: Shealah Craighead / White House)
A resposta da China à escalada da guerra comercial de Trump

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina