Pesquisar
,

Protesto de trabalhadores da Mercedes-Benz bloqueia a Via Anchieta

Os trabalhadores bloquearam a rodovia Anchieta, por volta das 10h. Antes, eles caminharam pelas ruas da cidade, dialogando com a população e comerciantes.

por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Trabalhadores da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, fizeram ato hoje (18) em defesa de seus empregos, que bloqueou parcialmente a Via Anchieta, no sentido litoral paulista. Segundo a organização, 5 mil trabalhadores participaram da manifestação.

Os manifestantes bloquearam a rodovia, próximo à fábrica da Mercedes, entre as 10h e as 10h40. Antes, eles caminharam pelas ruas da cidade, dialogando com a população e o comércio, que podem ser indiretamente prejudicados por uma possível demissão em massa.

A fábrica suspendeu por tempo indeterminado a produção de caminhões e ônibus, na fábrica onde trabalham cerca de 9 mil pessoas. Esses funcionários estão em licença remunerada, mas a empresa já anunciou que existe um excedente de 2 mil empregados.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, alguns trabalhadores começaram a receber telegramas, desde o último domingo (14), avisando  sobre o desligamento, mas ainda não há um número estimado de demitidos. “O pessoal aqui está sendo solidário na luta, porque se um colega é demitido, quem acaba assumindo o trabalho dele é quem fica”, disse o coordenador do Comitê Sindical dos Trabalhadores da Mercedes-Benz, Max Pinho.

De acordo com ele, representantes do sindicato se reuniram ontem (17) com a direção da empresa. “Dessa vez, ela alegou que não tem autorização da matriz na Alemanha para negociar com o sindicato. Então, a gente aprovou com os trabalhadores continuar a luta e fazer essa caminhada”, disse Max. O coordenador garantiu que o sindicato e os trabalhadores continuarão mobilizados durante esta semana, realizando atos diariamente para abrir a negociação com a empresa.

Em nota, a Mercedes-Benz informou que, desde segunda-feira (15), está concedendo licença remunerada a todos os colaboradores da fábrica de São Bernardo do Campo, com exceção daqueles que exercem atividades essenciais. A medida está sendo adotada em razão da drástica redução de vendas de veículos nos últimos anos, o que provocou um excedente de mais de 2,5 mil pessoas na unidade.

A empresa lembra que, desde 2014, vem adotando diversas medidas de flexibilidade e gestão de mão de obra para gerenciar o excedente de pessoal. “Além do Programa de Proteção ao Emprego, com estabilidade por um ano na unidade, também oferecemos lay-offs, folgas e licenças remuneradas, e diversos PDVs – programas com bons incentivos para desligamentos voluntários. O último PDV, no período de 1º de junho a 25 de julho, teve a adesão de cerca de 630 pessoas”.

A Mercedes-Benz diz ainda, na nota, que diante de um cenário que tem se agravado cada vez mais, não tem outra alternativa a não ser a redução do quadro de pessoal da fábrica e acrescenta que continua em negociação com o Sindicato dos Trabalhadores para discutir o tema.

Continue lendo

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da tentativa de golpe. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Diário do julgamento do golpe – Ato 4: “O que distingue as Forças Armadas de um bando?”
O então comandante do Exército, Freire Gomes, ao lado do então presidente, Jair Bolsonaro, durante desfile de 7 de setembro em Brasília, em 2022. (Foto: Alan Santos/PR)
Freire Gomes: no depoimento de um “legalista”, o caminho para a impunidade militar
Novo mapa-múndi do IBGE "inverte" representação convencional. (Foto: Reprodução)
O IBGE e os mapas

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina