Pesquisar
,

Iêmen: Coalizão saudita realiza bombardeios a Sanaa durante manifestação em apoio a Houthis

O ato, que contou com mais de 100 mil pessoas, foi feita em apoio ao conselho político formado pelo movimento Houthi e pelo Congresso Geral do Povo.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Khaled Abdullah / Reuters)

Caças da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen bombardearam neste sábado (20) a capital do país, Sanaa, durante uma grande manifestação em apoio aos rebeldes Houthi.

A manifestação, que contou com a presença de mais de 100 mil pessoas, foi realizada em apoio ao conselho político formado pelo movimento Houthi e pelo partido Congresso Geral do Povo, que decidiram governar o Iêmen unilateralmente.

Durante a manifestação, no entanto, caças bombardearam a capital do Iêmen, resultando em um número ainda desconhecido de mortos, de acordo com oficiais locais ouvidos pela AP. O canal de televisão dos Houthis, Al-Masirah, divulgou por sua vez que ao menos três pessoas foram mortas nos bombardeios, que foram feitos a cerca de 3km de distância da praça Sabeen, onde ocorria a manifestação. De acordo com a Reuters, cerca de três outros bombardeios atingiram os arredores do Palácio Presidencial, a cerca de 600 metros da manifestação.

“Do nada, eles começaram a bombardear e a multidão começou a correr. Eu basicamente fugi do local. As pessoas começaram a gritar… Porque todos estão bem armados, eles começaram a atirar para o alto com seus [fuzis] AK-47 e suas metralhadoras”, disse Hisham al-Omeisy à BBC.

Continue lendo

A cantora e agricultora americana Kelis é a mais recente celebridade a se aventurar na África Oriental, supostamente sob o pretexto da sustentabilidade. (Foto: Kelis / Instagram / Reprodução)
O pan-africanismo sob o domínio das elites
A fumaça branca sobe da Capela Sistina em 2013, na eleição do Papa Francisco. (Foto: Jeffrey Bruno / Flickr)
Frei Betto: breve história das eleições papais
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista a Terry Moran, da ABC NEWS. (Foto: White House / Joyce N. Boghosian)
A extrema-direita não pode ser quebrada com o martelo da razão

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina