Pesquisar
,

Panamá: Ativistas indígenas detêm presidente contra construção de hidrelétrica

A construção da represa hidrelétrica de Barro Blanco foi paralisada no ano passado após protestos de grupos indígenas da região.

por Pedro Marin | Revista Opera*
(Foto: albamovimientos.org)

Um grupo de ativistas indígenas deteve na última terça-feira (22) o presidente panamenho Juan Carlos Varela por duas horas, em protesto contra um acordo que pode levar à construção de uma represa no rio Tabasara, na província de Chiriqui.

A construção da represa hidrelétrica de Barro Blanco foi paralisada no ano passado após protestos de grupos indígenas da região. O presidente Juan Carlos Varela iria fazer um discurso em que anunciaria a retomada do projeto após um acordo com lideranças indígenas quando um grupo de manifestantes começou a protestar, jogando pedras contra a polícia.

O serviço de segurança do presidente levou Varela e a representante indígena Silvia Carrera para uma escola, onde foram forçados a ficar por duas horas enquanto os manifestantes indígenas ameaçavam não deixá-los sair até que o acordo fosse cancelado. Os manifestantes, que fazem parte do movimento indígena dissidente Movimento 10 de Abril (M-10), negam que Carrera os representem, dizendo que ela “se vendeu ao governo”.

“Esse é só um incidente isolado promovido por uma dúzia de indígenas desrespeitosos que não representam a comunidade Ngabe Bugle”, disse o presidente, que afirmou também que o projeto da hidrelétrica, que é financiado por bancos europeus, será retomado em breve.

*Com informações de Telesur

 

Continue lendo

Explosão nuclear na nas Ilhas Marshall, em 1946. (Foto: Domínio Público / GetArchive)
Os EUA são os maiores impulsionadores da proliferação nuclear
07.07.2025.Fotografia dos Chefes de Estado e de Governo dospaíses-membros, parceiros e de engajamento externo do BRICS. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
BRICS+: capacitando o desenvolvimento
Deslocamento forçado de moradores da Faixa de Gaza em janeiro de 2025. (Foto: Jaber Jehad Badwan / Wikimedia Commons)
Sempre que vou a um centro de “ajuda” dos EUA em Gaza, sei que posso não voltar

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina