Pesquisar
,

Bolívia: Governo confirma assassinato de vice-ministro por mineiros cooperativistas

O presidente da Bolívia, Evo Morales, lamentou o assassinato do vice-ministro Rodolfo Illanes, e proclamou luto nacional por três dias.

por Pedro Marin | Revista Opera*
(Foto: Jorge Mamani/Presidência da Bolívia)

O governo boliviano confirmou na noite da última quinta-feira (25) o falecimento do vice-ministro do Regime Interno e Polícia, Rodolfo Illanes, nas mãos de mineiros cooperativistas que bloqueiam a estrada La Paz – Oruro desde terça-feira.

“Todos os indícios indicam que nosso vice-ministro Illanes tenha sido covarde e brutalmente assassinado”, disse o ministro de Governo da Bolívia, Carlos Romero.

Illanes havia sido capturado por mineiros na manhã de quarta-feira. O ministro de Governo denunciou que ele havia sido sequestrado e que os mineiros pretendiam “torturá-lo.”

O presidente da Bolívia, Evo Morales, lamentou o assassinato de Illanes, e proclamou luto nacional por três dias. “Os verdadeiros mineiros cooperativistas foram enganados por alguns dirigentes […] quando há interesses políticos, não é uma reivindicação social, e sim política”, disse Evo, que lamentou a morte de Illanes: “O falecimento do irmão vice-ministro Illanes dói muito, é uma atitude covarde… sequestro, tortura e sua morte. É imperdoável, não entendendo, não entendo como pode haver irmãos cooperativistas que agridam dessa maneira.”

Sobre a morte de três mineiros durante enfrentamentos com a polícia, o presidente disse que o governo “nunca ordenou o uso de armas letais”, e que “suspeitosamente, houve mortes que devem ser investigadas profundamente pelas autoridades competentes.”

Os mineiros cooperativistas protestam contra uma lei promulgada pelo presidente Morales que permite a formação de sindicatos em instituições cooperativas.

*Com informações da Telesur

Continue lendo

Cerca de 20% a 30% dos fluxos ilícitos globais são lavados nos Estados Unidos e estão diretamente associados ao narcotráfico. Esse dado indica que o país é o principal beneficiário mundial da lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. (Foto: Tima Miroshnichenko / Pexels)
Os EUA são a principal lavanderia do narcotráfico global
Olhar para trás, para a longa história de resoluções da ONU sobre a Palestina – aprovadas, mas nunca respeitadas – parece quase inútil. Desde a primeira Nakba até os dias atuais, os palestinos estão presos em um limbo, forçados a viver em vastos campos de concentração e agora sujeitos a um extermínio aberto em condições brutais. E isso prossegue, sem parar. (Foto: Pok Rie / Pexels)
Palestina: reconhecimento de quê? E por quê?
O padrão-ouro, que garantia que cada dólar pudesse ser trocado por uma quantidade fixa de metal precioso, foi deixado para trás. Desde então, o dólar tem sido sustentado exclusivamente pela “confiança” na economia dos Estados Unidos e pelo poder político e militar que a respalda. (Foto: Ervins Strauhmanis / Flickr)
O mundo financia o déficit dos EUA

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina