Pesquisar
,

Colômbia: FARC-EP participará de eleições em 2018

De acordo com o texto final do acordo, as FARC terão direito a cinco assentos tanto no Congresso como no Senado colombiano.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Yenny Muñoa/ CubaMINREX)

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) participarão do processo eleitoral em 2018, após o acordo final do processo de paz no país.

De acordo com o texto final do acordo, as FARC terão direito a cinco assentos tanto no Congresso como no Senado colombiano nos próximos dois ciclos eleitorais (2018 e 2022). O movimento ainda assim concorrerá as eleições, mas se não alcançar os votos necessários para as cinco vagas, as terão garantidas.

“As FARC sempre foi uma organização política, um partido comunista, mas que sempre trabalhou com a ideia de formar um movimento político amplo baseado em princípios gerais fundamentais que unem uma vasta multidão de colombianos. Até agora não vemos necessidade de mudar essa concepção. Vamos ver como fazer isso dentro da legalidade”, disse recentemente o comandante Gabriel Angel.

A participação política do movimento foi um dos 6 pontos-chave do acordo, que põe fim a 52 anos de guerra no país. Outros pontos incluem a questão do desenvolvimento agrário no país, o fim do conflito, a solução para a questão das drogas e o ressarcimento e direito à verdade às vítimas do conflito.

 

Continue lendo

Em Hebron, moradores relataram que soldados israelenses ameaçaram famílias palestinas durante as invasões com “consequências” não especificadas para quem comemorasse os ataques com mísseis iranianos contra Israel. (Foto: UN Women/Suleiman Hajji)
À medida que o confronto com o Irã se intensifica, Israel segue com ataques a Gaza e Cisjordânia
Mísseis Shahab-1, do Irã, disparados em julho de 2012. (Foto: Hossein Velayati / ypa.ir)
A teoria do “dia seguinte”: o Irã e a agressão israelense
Caça israelense decola para atacar o Irã durante operação "Leão em Ascensão". (Foto: IDF)
Vijay Prashad: os ataques ilegais de Israel contra o Irã

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina