Pesquisar
,

Chomsky, Tom Morello e Oliver Stone condenam impeachment de Dilma Roussef

No total, a carta conta com a assinatura de 22 pessoas, e diz que a base legal para o impeachment de Dilma Roussef é "largamente questionável".

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Na semana do julgamento final do processo de impeachment contra a presidenta afastada Dilma Roussef, diversos intelectuais, artistas e autores assinaram uma carta condenando o processo e o atual governo interino.

A carta, que conta as assinaturas de personalidades como Noam Chomsky, Tariq Ali, Tom Morello, Oliver Stone e Naomi Klein, diz que “a base legal para o impeachment em andamento é largamente questionável e há evidências convincentes que demonstram que os principais dirigentes da campanha pelo impeachment estão tentando remover a presidenta com o objetivo de parar as investigações de corrupção nas quais eles mesmos estão envolvidos.”

No total, a carta conta com a assinatura de 22 pessoas: Tariq Ali, Harry Belafonte, Noam Chomsky, Alan Cumming, Frances de la Tour, Deborah Eisenberg, Brian Eno, Eve Ensler, Stephen Fry, Danny Glover, Daniel Hunt, Naomi Klein, Ken Loach, Tom Morello, Viggo Mortensen, Michael Ondaatje, Arundhati Roy, Susan Sarandon, John Sayles, Wallace Shawn, Oliver Stone e Vivienne Westwood.

A carta também faz críticas ao governo do presidente interino Michel Temer: “Nós lamentamos que o governo interino no Brasil tenha trocado um ministeriado diverso, liderado pela primeira presidenta mulher [do país], por um ministeriado composto por homens brancos, em um país onde a maioria se identifica como negro ou pardo.”

Impeachment

O julgamento final do processo de impeachment contra a presidenta Dilma foi iniciado na última quinta-feira (25) no Senado. A expectativa é que o julgamento termine até a madrugada de quarta-feira (31). Na segunda-feira, a presidenta afastada comparecerá ao Senado.

Continue lendo

O caso da “Abin Paralela” revela um complexo esquema de espionagem ilegal que se desenrolou durante o governo Bolsonaro, utilizando a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para fins políticos e pessoais. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Abin Paralela, como tudo se conecta: espionagem, FirstMile, Bolsonaros e Ramagem
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da tentativa de golpe. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Diário do julgamento do golpe – Ato 4: “O que distingue as Forças Armadas de um bando?”
O então comandante do Exército, Freire Gomes, ao lado do então presidente, Jair Bolsonaro, durante desfile de 7 de setembro em Brasília, em 2022. (Foto: Alan Santos/PR)
Freire Gomes: no depoimento de um “legalista”, o caminho para a impunidade militar

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina