Pesquisar
,

EUA expande sanções contra Rússia

Além de 7 companhias envolvidas na construção de uma ponte da Rússia até a Crimeia, as sanções afetam também subsidiárias da empresa estatal de gás Gazprom.

por Pedro Marin | Revista Opera*
(Foto: Kremlin)

O Tesouro norte-americano anunciou nesta quinta-feira uma expansão nas sanções contra a Rússia, que tem como alvo especial companhias russas envolvidas na construção de uma ponte entre o país e a região da Crimeia, integrada à Rússia em 2014 por meio de um referendo.

Além de sete companhias envolvidas no projeto, as sanções também afetam subsidiárias da empresa estatal de gás Gazprom e 11 oficiais da Crimeia.

“O Tesouro se põe ao lado de nossos parceiros, condenado as violações da Rússia da lei internacional, e nós continuaremos a sancionar aqueles que ameaçam a paz, segurança e soberania da Ucrânia”, disse o diretor do departamento de Controle de Fundos Estrangeiros do Tesouro, John Smith.

O Centro de Informações da Ponte da Crimeia – organização responsável pela comunicação sobre o projeto – disse no entanto que as sanções “não afetarão a construção da ponte.”

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”https://www.youtube.com/watch?v=MlXe7O6Lt6w”]Assista ao piloto do programa “Posto Sul – o mundo visto de baixo” sobre as tensões na Crimeia[/button]

O anúncio ocorre após uma elevação de tensão na região, após o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) ter publicado um relatório em que acusa as autoridades ucranianas de levarem a cabo atos de sabotagem na região da Crimeia. Como resposta, o presidente ucraniano Petro Poroshenko chegou a colocar suas tropas em alerta máximo, e os governos das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (no leste da Ucrânia) denunciaram um aumento nos bombardeios ucranianos na região.

*Com informações da Reuters

 

Continue lendo

Mísseis Shahab-1, do Irã, disparados em julho de 2012. (Foto: Hossein Velayati / ypa.ir)
A teoria do “dia seguinte”: o Irã e a agressão israelense
Caça israelense decola para atacar o Irã durante operação "Leão em Ascensão". (Foto: IDF)
Vijay Prashad: os ataques ilegais de Israel contra o Irã
Autoridades militares israelenses avaliam os resultados do ataque ao Irã. (Foto: IDF)
O ataque de Israel contra o programa nuclear do Irã

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina