Pesquisar
,

Governo Alckmin proíbe manifestações na avenida Paulista no domingo

O anúncio é feito após mais uma manifestação contra o impeachment e contra o governo Temer ter sido violentamente reprimida na capital paulista.

por Pedro Marin / Revista Opera
(Foto: Pedro Marin / Revista Opera)

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) divulgou, na tarde desta quinta-feira (1), uma nota na qual proíbe a realização de manifestações na avenida Paulista no próximo domingo (4).

De acordo com a Secretaria, o motivo da proibição é a passagem da tocha paraolímpica na avenida. “Por fim, a secretaria alerta que, no domingo, não será permitida a realização de atos na Avenida Paulista, pois toda a extensão da avenida estará reservada para o evento de passagem da tocha paraolímpica, que integra a cerimônia oficial dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016”, diz a nota.

O anúncio é feito após mais uma manifestação contra o impeachment e contra o governo Temer ter sido violentamente reprimida na capital paulista. Ao menos sete pessoas ficaram feridas, uma garota perdeu a visão de um olho e dois fotógrafos foram detidos na noite de ontem (31), após a PM reprimir os manifestantes violentamente, com bombas de gás lacrimogênio e efeito moral.

Para o domingo, a Frente Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular haviam convocado um ato, na avenida Paulista, contra o governo Temer.

Confira a íntegra da nota da SSP:

Diante da ocorrência de protestos violentos, com atos de vandalismo, ocorridos ontem, a Secretaria de Segurança Pública reuniu nesta quinta-feira, 1 de setembro,  os comandos das Polícias Civil e Militar e vem a público reafirmar que respeita o direito de manifestação e está empenhada em garantir a segurança dos manifestantes.

Ressalta ainda que, conforme determina a Constituição, é obrigatória a comunicação de hora, local e trajeto em que se realizarão os atos públicos. Para que sejam preservados os direitos das pessoas que não participam das manifestações e garantida a ordem pública, será evitado o fechamento das vias importantes da cidade. A SSP informa ainda que até o momento não recebeu qualquer comunicado oficial de movimentos organizados dando ciência da realização de manifestações públicas nos próximos dias.

Por fim, a secretaria alerta que, no domingo, não será permitida a realização de atos na Avenida Paulista, pois toda a extensão da avenida estará reservada para o evento de passagem da tocha paraolímpica, que integra a cerimônia oficial dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Continue lendo

Novo mapa-múndi do IBGE "inverte" representação convencional. (Foto: Reprodução)
O IBGE e os mapas
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 4 da PET 12.100. (Foto: Fellipe Sampaio /STF)
Diário do julgamento do golpe – Ato 3: Fake news e desinformação levam 7 ao banco dos réus
Diferentemente do julgamento do núcleo 1, quando o ministro Luiz Fux acabou por influenciar o debate sobre uma possível revisão de penas aplicadas contra parte dos que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, nesta terça Fux apenas acompanhou – sem tecer comentário algum – o voto do ministro Alexandre de Moraes. (Foto: Antonio Augusto/STF)
Diário do julgamento do golpe - Ato 2: de minuta a Punhal Verde Amarelo, mais 6 viram réus

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina