Pesquisar
, ,

São Paulo: Ato contra o impeachment é mais uma vez reprimido pela PM

Em resposta à repressão, alguns dos presentes no ato contra o impeachment usaram rojões contra a PM, fizeram barricadas com fogo e quebraram bancos.
por Pedro Marin | Revista OperaE
(Foto: Pedro Marin / Revista Opera)

A Polícia Militar do Estado de São Paulo reprimiu mais uma vez, na noite de ontem (31), um ato contra o impeachment da presidenta afastada Dilma Roussef.

A concentração do ato começou às 18:00, no vão-livre do MASP, e a caminhada teve início por volta das 19:30, sentido Consolação. O ato foi convocado pelo Coletivo Democracia Corinthiana, e teve a participação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

(Foto: Pedro Marin / Revista Opera)
(Foto: Pedro Marin / Revista Opera)

A marcha seguia pacífica e tinha como destino a sede do jornal Folha de S. Paulo. Na esquina da Rua da Consolação com a Maria Antonia, no entanto, as tropas da PM paulista usaram bombas de efeito moral e gás lacrimogênio contra os manifestantes. Em resposta, alguns manifestantes usaram rojões contra a PM, fizeram barricadas com fogo e quebraram bancos.

Na estação República do Metrô, usuários e seguranças passaram mal com o gás lacrimogênio usado para reprimir um grupo que tentava chegar à Folha de S. Paulo, na alameda Barão de Limeira:

Concentração

Durante a concentração do ato a PM formou um cordão de isolamento entre manifestantes favoráveis ao impeachment, que se concentravam em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e manifestantes contrários ao impeachment.

O comandante responsável pela operação disse à Opera que a missão da PM era “garantir que tudo fosse pacífico.” Confira:

Intensificar as lutas

Perguntado sobre a posição do movimento frente à consolidação do impeachment, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, disse que não vê legitimidade no Senado e no Congresso Nacional: “Nós vamos intensificar as lutas, as lutas já têm ocorrido, têm sido fortes, e elas vão ser intensificadas. O que nós temos que deixar claro é que nós não reconhecemos nesse Senado e nesse Congresso Nacional legitimidade para decidir os rumos do país. O que eles decidem lá… não quer dizer que exista respaldo nas lutas.”

 

Continue lendo

MST campo
Conflitos no campo atingem maior número já registrado no Brasil desde 1985
liberdade de expressao musk
A liberdade de expressão e as redes
prisao
PPP dos presídios: uma parceria Lula-Temer-Bolsonaro

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel