Pesquisar
,

México: Professores voltarão às salas de aula por retomada das negociações com Governo

Os professores ligados à CNTE estão mobilizados há quase quatro meses contra a reforma educacional iniciada pelo presidente Enrique Peña Nieto em 2013.

por Pedro Marin | Revista Opera*
(Foto: Carlos Adampol Galindo/ via Wikipedia Commons)

Professores ligados à Coordenação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) no Estado mexicano de Oaxaca votaram nesta semana por voltar às aulas de aula sob a condição de que o governo do presidente Enrique Peña Nieto retome as negociações com o sindicato.

Isabel Garcia Velasco, membra da Comissão Política Local da CNTE, disse no entanto que somente 70% dos professores voltarão às suas funções, com os 30% restantes permanecendo em greve. “Nós aprendemos a nos reagrupar nesses intensos 111 dias de luta e agora, com o apoio dos pais, nós decidimos começar o período [de aulas], mas se não houverem respostas claras, nós voltaremos mais fortes que antes do fim de 2016”, disse Velasco.

O anúncio é feito duas semanas após o governo ter suspendido o diálogo com os professores grevistas.

Os professores ligados à CNTE – uma frente dissidente que conta com 200 mil membros dos 1,3 milhões do Sindicato Nacional dos Professores – estão mobilizados há mais de três meses contra a reforma educacional iniciada em 2013 pelo presidente Peña Nieto, que propõe a avaliação obrigatória de professores para que mantenham suas funções, com o objetivo de “melhorar a qualidade da educação”.

A CNTE, no entanto, diz que a medida busca somente justificar demissões de professores. No ano passado, o governo desmantelou, como parte da reforma, o departamento de educação do estado de Oaxaca, controlado por membros do CNTE, e o reestruturou sob o controle do estado.

*Com informações da Telesur

Continue lendo

Comemoração do primeiro ano do governo de Gustavo Petro e da Batalha de Boyacá, 7 de agosto de 2023. (Foto: Andrea Puentes / Presidencia)
Os interesses de Trump no Caribe forçam o confronto com a Colômbia de Petro
Agente da Patrulha de Fronteiras dos EUA com migrantes detidos em El Paso, no Texas, em março de 2019. (Foto: Mani Albrecht / U.S Customs and Border Protection)
A migração como negócio: o complexo industrial por trás da xenofobia do governo Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, e China, Xi Jinping, durante encontro no G20, no Japão, em junho de 2019. (Foto: Shealah Craighead / White House)
A guerra comercial de Trump: o caminho para a paz continua incerto

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina