Pesquisar
,

Obama renova lei de bloqueio econômico contra Cuba

Com a decisão, fica ampliada a autoridade de Obama no que se refere à administração do bloqueio contra Cuba, podendo aumentá-lo ou flexibilizá-lo.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Yenny Muñoa / CubaMINREX)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, renovou na última terça-feira a Lei de Comércio com o Inimigo, cujo objetivo é manter o bloqueio econômico contra Cuba.

Em uma mensagem enviada aos secretários de Estado e de Tesouro, Obama diz que sua decisão de prorrogar a lei até setembro de 2017 foi baseada no “interesse nacional” dos EUA. Com a decisão, fica ampliada a autoridade do presidente norte-americano no que se refere à administração do bloqueio, podendo aumentar as sanções ou flexibilizá-las. Somente o Congresso do país, no entanto, pode acabar com o bloqueio.

Criado em 1917, o estatuto foi usado em 1962 pelo então presidente John Kennedy para impôr o embargo econômico contra Havana. Atualmente, Cuba é o único país sancionado pela lei.

A renovação da lei é feita uma semana após o Ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, apresentar um balanço sobre os prejuízos causados à ilha pelo bloqueio. De acordo com esse levantamento, o bloqueio representou um prejuízo de 4,68 bilhões de dólares a Cuba em um ano (2015-2016). Ainda de acordo com Rodríguez, desde que o bloqueio foi imposto à ilha, o país perdeu 126 bilhões de dólares.

 

Continue lendo

Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris
elon musk
O X pode ser uma vítima da guerra que Elon Musk tanto deseja
Em primeiro plano, pequenas bandeiras de mesa de Israel e dos EUA, lado a lado, com o presidente norte-americano Joe Biden assinando um livro ao fundo.
Israel é uma questão de classe

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular