Pesquisar
,

Juan Manuel Santos diz que as FARC voltarão à selva se “Não” vencer no plebiscito

"Se não for aprovado, não ocorre nada em matéria de cumprimento dos acordos", disse o presidente sobre o acordo de paz com a FARC-EP.

por Pedro Marin | Revista Opera*
(Foto: Agência Brasil)

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse na última sexta-feira que se o resultado do plebiscito sobre os acordos de paz entre o governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) for negativo, o grupo insurgente terá que retornar à selva.

“Se não for aprovado, não ocorre nada em matéria de cumprimento dos acordos”, disse o presidente, afirmando que, se isso ocorrer, terá que “devolver esses senhores à selva, e voltamos ao que tínhamos há seis anos”.

Nessa semana, as FARC realizam sua 10ª Conferência Guerrilheira, onde o acordo será apresentado aos delegados da guerrilha e ratificado. No próximo dia 2 de outubro, ocorrerá um plebiscito sobre os acordos de paz, que, se aprovado, deverá pôr fim a uma guerra que já se estende por mais de 52 anos.

Entre os pontos do acordo está a questão do desenvolvimento agrário no país, o fim do conflito, a solução para a questão das drogas e o ressarcimento e direito à verdade às vítimas do conflito.

*Com informações da Telesur

 

Continue lendo

07.07.2025.Fotografia dos Chefes de Estado e de Governo dospaíses-membros, parceiros e de engajamento externo do BRICS. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
BRICS+: capacitando o desenvolvimento
Deslocamento forçado de moradores da Faixa de Gaza em janeiro de 2025. (Foto: Jaber Jehad Badwan / Wikimedia Commons)
Sempre que vou a um centro de “ajuda” dos EUA em Gaza, sei que posso não voltar
Um avião B-2 Spirit, do modelo usado pelos Estados Unidos no seu bombardeio ao Irã durante a Guerra dos Doze Dias. (Foto: U.S. Air Force / Keith James)
Guerra de Doze Dias ou prelúdio da catástrofe?

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina