Pesquisar
,

63% apoiam saída de Temer por eleições diretas, diz Datafolha

40% consideram ainda que a gestão Temer é pior do que a de Dilma Roussef, 34% a consideram igual e 21% achar o governo Temer melhor.

por Pedro Marin | Revista Opera*
Brasília – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, e o presidente interino Michel Temer participam de cerimônia de entrega de credenciais a embaixadores estrangeiros, residentes em Brasília (Wilson Dias/Agência Brasil)

63% dos brasileiros apoiam a renúncia do presidente Michel Temer ainda neste ano, para que hajam eleições diretas. O número foi divulgado neste domingo (11) pelo Datafolha, após levantamento com mais de 2 mil pessoas realizado nos dias 7 e 8 de dezembro.

Para que hajam novas eleições diretas, Temer teria de renunciar até o dia 31 de dezembro – após a data, a escolha de seu sucessor seria feita de forma indireta, pelo Congresso Nacional.

Ainda de acordo com a pesquisa, a popularidade de Temer despencou desde julho, quando 31% consideravam sua gestão péssima ou ruim. Atualmente, 51% desaprovam seu governo, e 34% o consideram regular – no levantamento anterior, o número era de 42%.

40% consideram ainda que a gestão Temer é pior do que a de Dilma Roussef, 34% a consideram igual e 21% dizem achar o governo Temer melhor.

No que se refere à economia, 65% consideram que a situação econômica do país piorou, 25% dizem que se manteve como estava e 9% disseram que houve melhora. 66% consideram que a inflação aumentará, e 67% acreditam que o desemprego irá crescer.

Crise

A má avaliação do governo e o pessimismo em relação à economia ocorrem em meio a uma forte crise política no governo. Desde que assumiu, há pouco mais de cem dias, seis ministros de seu governo caíram, quatro deles em decorrência da Operação Lava Jato.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2016/12/10/100-dias-de-entrega-e-destruicao-do-estado/”]Leia também: 100 dias de entrega e destruição do Estado[/button]

O levantamento foi realizado antes do ex-vice-presidente de Relações Internacionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, ter feito uma delação premiada na qual denuncia a participação do presidente em um esquema de caixa-dois para as campanhas do PMDB. Outros envolvidos, de acordo com Cláudio, foram o atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o assessor especial de Michel Temer, José Yunes.

*Com informações da Folha

 

Continue lendo

O caso da “Abin Paralela” revela um complexo esquema de espionagem ilegal que se desenrolou durante o governo Bolsonaro, utilizando a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para fins políticos e pessoais. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Abin Paralela, como tudo se conecta: espionagem, FirstMile, Bolsonaros e Ramagem
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da tentativa de golpe. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Diário do julgamento do golpe – Ato 4: “O que distingue as Forças Armadas de um bando?”
O então comandante do Exército, Freire Gomes, ao lado do então presidente, Jair Bolsonaro, durante desfile de 7 de setembro em Brasília, em 2022. (Foto: Alan Santos/PR)
Freire Gomes: no depoimento de um “legalista”, o caminho para a impunidade militar

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina