Pesquisar
,

Putin: Assassinato de embaixador russo é “provocação” para prejudicar processo de paz na Síria

Para Putin, a "única resposta" que a Rússia deve dar ao ataque é "aumentar a luta contra o terrorismo." Ele disse que os dois países estão cooperando.

por Pedro Marin | Revista Opera*
(Foto: Presidência da Rússia)

O Presidente russo Vladimir Putin disse nesta segunda-feira (19), durante coletiva de imprensa, que o assassinato do embaixador russo Andrey Karlov, em Ankara, foi uma “provocação” com o objetivo de “prejudicar o processo de paz na Síria”.

“Esse assassinato é claramente uma provocação, com o objetivo de prejudicar a melhoria e a normalização das relações entre Rússia e Turquia, além de prejudicar o processo de paz na Síria promovido pela Rússia, Turquia, Irã e outros países interessados em resolver o conflito na Síria”, disse o presidente russo.

O presidente russo disse também que a “única resposta” que a Rússia deve dar ao ataque é “aumentar a luta contra o terrorismo”. “Os assassinos sentirão isso”, disse Putin.

Ele também disse que Karlov era um “diplomata brilhante, amplamente respeitado no país onde trabalhava”, e afirmou que solicitará que o diplomata seja condecorado post-mortem.

Karlov foi baleado durante a abertura de uma exposição de fotografia em Ankara, na Turquia. Ele foi atendido no local, mas não resistiu. Imediatamente após balear o embaixador russo, o assassino gritou “Allahu Akbar” (Alá é grande) e “Não esqueçam Allepo! Não esqueçam a Síria!”. Um vídeo do momento foi divulgado. As imagens podem ser desconcertantes para alguns leitores.

 

 

*Com informações da RT

Continue lendo

A cantora e agricultora americana Kelis é a mais recente celebridade a se aventurar na África Oriental, supostamente sob o pretexto da sustentabilidade. (Foto: Kelis / Instagram / Reprodução)
O pan-africanismo sob o domínio das elites
A fumaça branca sobe da Capela Sistina em 2013, na eleição do Papa Francisco. (Foto: Jeffrey Bruno / Flickr)
Frei Betto: breve história das eleições papais
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista a Terry Moran, da ABC NEWS. (Foto: White House / Joyce N. Boghosian)
A extrema-direita não pode ser quebrada com o martelo da razão

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina