Pesquisar
,

Turquia confirma que assassino de embaixador russo era policial

Nos bastidores, algumas autoridades da Turquia têm acusado o clérigo Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos, de ter ligações com o assassino.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Reprodução / Twitter – @scsazak)

As autoridades turcas confirmaram na noite desta segunda-feira (19) que o homem responsável pelo ataque que levou à morte o embaixador russo Andrey Karlov nesta tarde, em Ankara, era um soldado da tropa de choque da polícia do país.

Mevlut Mert Altintas, de 22 anos, era membro da polícia há dois anos, e usou seu distintivo para entrar na exposição de fotos onde o embaixador realizava um pronunciamento. As informações foram divulgadas pelo Ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, que disse também que uma investigação sobre os motivos do ataque já foi iniciada.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2016/12/19/putin-assassinato-de-embaixador-russo-e-provocacao-para-prejudicar-processo-de-paz-na-siria/”]Leia mais – Putin: Assassinato de embaixador russo é “provocação” para prejudicar processo de paz na Síria[/button]

Nos bastidores, algumas autoridades turcas têm acusado o clérigo Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos e foi acusado pelo estado turco de ter planejado a tentativa de golpe militar no país neste ano, de ter ligações com Altintas. De acordo com um oficial que falou à Reuters de forma anônima, há “sinais muito fortes” da ligação. O prefeito de Ankara,  Melih Gokcek, também fez a acusação por meio de sua conta no Twitter.

O conselheiro de Gulen, Alp Aslandogan, disse por sua vez que o clérigo não tem relação com o ataque, e acusou o governo turco de comprometer a segurança do país ao reprimir supostos apoiadores de Gulen.

 

 

Continue lendo

balikatan china
Vijay Prashad: os Estados Unidos reúnem o esquadrão contra a China
milei
O realismo mata a ideologia: a rendição do governo Milei à China
carros eletricos
EUA-China: o problema com os carros elétricos

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel