Pesquisar
, ,

Putin: “Tenho a impressão de que praticaram em Kiev e agora preparam um Maidan em Washington”

Para o presidente russo Vladimir Putin, algumas forças nos EUA levam a cabo uma "tentativa de minar a legitimidade do presidente-eleito".

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Presidência da Rússia)

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, denunciou nesta terça-feira (17) a divulgação de um relatório que acusava o governo russo de estar chantageando Donald Trump, dizendo que se trata de uma “tentativa de minar a legitimidade do presidente-eleito”.

O relatório, que foi divulgado na íntegra pelo BuzzFeed na semana passada, dizia que os russos tinham imagens de Trump contratando prostitutas para urinar em sua frente na mesma suíte de um hotel em Moscou onde Obama havia anteriormente se hospedado. Além disso, dizia que Trump havia sido “preparado” por Moscou durante cinco anos. A publicação do relatório gerou críticas porque, à época, não se sabia sequer qual era sua origem.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2017/01/15/primeira-vitoria-novo-macartismo/”] Leia também: A Primeira Vitória do Novo Macartismo[/button]

“Eu tenho a impressão de que eles praticaram em Kiev e estão prontos para organizar um Maidan em Washington, só para não deixar Trump tomar posse”, disse Putin, fazendo referência ao golpe contra o presidente ucraniano Viktor Yanukovich, em 2014.

Ele também acrescentou: “Quando Trump visitou Moscou, vários anos atrás, ele não era uma figura política. Nós nem sabíamos de suas ambições políticas, ele era somente um empresário, uma das pessoas mais ricas dos EUA. Alguém acha que nossos serviços de inteligência vão atrás de cada bilionário americano? É claro que não, isso é burrice.”

Continue lendo

Imagem de satélite do Estreito de Ormuz, região responsável pelo fluxo de 20% do petróleo global. (Foto: NASA / Domínio Público)
Quais seriam as consequências do fechamento do Estreito de Ormuz pelo Irã?
Em Hebron, moradores relataram que soldados israelenses ameaçaram famílias palestinas durante as invasões com “consequências” não especificadas para quem comemorasse os ataques com mísseis iranianos contra Israel. (Foto: UN Women/Suleiman Hajji)
À medida que o confronto com o Irã se intensifica, Israel segue com ataques a Gaza e Cisjordânia
Mísseis Shahab-1, do Irã, disparados em julho de 2012. (Foto: Hossein Velayati / ypa.ir)
A teoria do “dia seguinte”: o Irã e a agressão israelense

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina