Pesquisar
,

Governo autoriza envio de tropas da Força Nacional ao Espírito Santo em meio a onda de violência

A onda de violência no Espírito Santo ocorre em meio a uma greve dos policiais militares do estado, que pedem melhores condições e aumento salarial.

por Pedro Marin | Revista Opera
Familiares de policiais militares do Espírito Santo bloqueiam entrada de batalhão militar. (Foto: Associação Geral dos Militares do Estado do Espírito Santo)

O Governo Federal autorizou nesta segunda-feira (6) o uso de tropas da Força Nacional de Segurança no Espírito Santo, para conter a onda de violência por qual passa o estado, em meio a uma greve de policiais militares iniciada no último sábado (4). Ao menos 200 soldados deverão chegar à capital Vitória na noite de hoje.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), que apoia o movimento dos policiais militares, ao menos 51 pessoas foram assassinadas no sábado. No domingo, dois ônibus foram queimados, e diversas cidades têm passado por saques. A onda de violência levou à suspensão das aulas em várias das cidades do estado.

“O discurso de terra arrasada e de crise não pode ser usado como instrumento para precarização do serviço público, para a omissão ou retirada de direitos trabalhistas que afetam a dignidade da pessoa humana dos trabalhadores do serviço público capixaba”, disse o Sindipol em nota de apoio ao movimento dos policiais militares, reiterando que “a luta do movimento sindical capixaba é por melhores condições de trabalho, reajuste linear, pagamento do auxílio-alimentação, periculosidade e insalubridade. O que se espera do Governo Estadual é o reconhecimento da importância dos profissionais da segurança pública e demais servidores que atuam diariamente em defesa da sociedade capixaba.”

Greve ilegal

A pedido do Governo do Estado, a Justiça capixaba decretou como ilegal a greve dos policiais militares, que argumentam, em resposta, que estão impedidos de desempenhar seu trabalho por um movimento de familiares de policiais que bloqueiam o acesso dos batalhões no estado. Para o caso de descumprimento da ordem do fim do movimento, o Tribunal de Justiça fixou multa diária de R$ 100 mil às associações de policiais militares.

 

 

Continue lendo

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da tentativa de golpe. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Diário do julgamento do golpe – Ato 4: “O que distingue as Forças Armadas de um bando?”
O então comandante do Exército, Freire Gomes, ao lado do então presidente, Jair Bolsonaro, durante desfile de 7 de setembro em Brasília, em 2022. (Foto: Alan Santos/PR)
Freire Gomes: no depoimento de um “legalista”, o caminho para a impunidade militar
Novo mapa-múndi do IBGE "inverte" representação convencional. (Foto: Reprodução)
O IBGE e os mapas

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina