Pesquisar
,

67% dos russos creem que OTAN representa uma ameaça

A pesquisa revela também que a população dos países-membro da OTAN no Leste Europeu têm mais confiança na organização do que a daqueles que não são membros.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Departamento de Defesa dos EUA / Sgt. Jerry Morrison)

67% dos russos veem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como uma ameaça, o maior número desde 2008. A conclusão é resultado de uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana Gallup, que demonstra também que somente 3% da população russa considera que a organização forneça proteção.

O número é 29% maior do que os de 2012, quando uma pesquisa do mesmo instituto revelou que 38% dos russos consideravam a OTAN uma ameaça.

De acordo com a pesquisa, a população dos países-membro da OTAN no Leste Europeu têm mais confiança na organização do que a daqueles que não são membros.

A pesquisa revela ainda uma queda de confiança na organização por parte da população ucraniana, que em 2014 teve, pela primeira vez, uma posição majoritariamente confiante em relação à OTAN – 36% consideravam-na capaz de prover proteção, contra 20% que a consideravam uma ameaça; hoje, o número é de 35% que a veem como uma ameaça, contra 26% que acreditam em sua capacidade de prover proteção.

A pesquisa revela também um crescimento no número de pessoas que consideram a organização uma ameaça em Belarus (54%) Ucrânia (35%), Cazaquistão (31%), Quirguistão (30%), Moldávia (27%), Armênia (20%) e Tajiquistão (34%).

Continue lendo

"Pepe" Mujica, ex-guerrilheiro Tupamaro e ex-presidente do Uruguai, falecido em 13 de maio de 2025. (Foto: Protoplasma K / Flickr)
Morre José Mujica: o descanso do guerreiro
A cantora e agricultora americana Kelis é a mais recente celebridade a se aventurar na África Oriental, supostamente sob o pretexto da sustentabilidade. (Foto: Kelis / Instagram / Reprodução)
O pan-africanismo sob o domínio das elites
A fumaça branca sobe da Capela Sistina em 2013, na eleição do Papa Francisco. (Foto: Jeffrey Bruno / Flickr)
Frei Betto: breve história das eleições papais

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina