Pesquisar

Volume de venda de armas pesadas nos últimos cinco anos é o maior desde a Guerra Fria, diz pesquisa

A pesquisa demonstra também que os Estados Unidos foi o maior exportador de armas nos últimos cinco anos, contando com 1/3 das importações globais.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Chad J. McNeeley / DoD)

O volume de armamento pesado vendido no período entre 2012 a 2016 é o maior desde a Guerra Fria, se comparado com qualquer período de cinco anos desde então, diz uma pesquisa do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri) publicada nesta segunda-feira (20).

O estudo demonstra ainda que houve um aumento no fluxo de armamento pesado na Ásia, Oceania e Oriente Médio, e uma diminuição do fluxo na Europa, Américas e África. As importações na Ásia e Oceania representaram 43% das importações globais entre 2012 e 2016.

No Oriente Médio, o aumento nas importações entre 2012 e 2016 (se comparado a 2007-2011) foi de 86%, e significou 29% das importações mundiais entre 2012-2016. A Arábia Saudita foi o país que mais importou nos últimos quatro anos, triplicando (212%) suas importações nesses anos, em comparação a 2007-2011. No Catar, o aumento foi de 245%.

“Nos últimos cinco anos, a maioria dos estados do Oriente Médio viraram-se primariamente aos Estados Unidos e à Europa na sua acelerada busca por capacidades militares avançadas”, disse o pesquisador Pieter Wezeman. “Apesar dos baixos preços no petróleo, os países da região continuaram a comprar mais armas em 2016, entendendo-as como ferramentas cruciais para tratar de conflitos e tensões regionais”, completou.

Líder global

A pesquisa demonstra também que os Estados Unidos foi o maior exportador de armas nos últimos cinco anos, contando com 1/3 das importações globais. As exportações do país tiveram um aumento de 21% em relação aos cinco anos anteriores, com quase metade delas destinadas ao Oriente Médio.

A Rússia, por sua vez, foi responsável por 23% das exportações globais.

 

Continue lendo

O presidente do Equador, Daniel Noboa, chega ao Palácio de Carondelet, em novembro de 2023. (Foto: Carlos Silva-Presidencia de la República)
Como Daniel Noboa venceu no Equador e o que esperar do seu novo mandato
Garoto palestino em meio a escombros na Cidade de Gaza em 24 de agosto de 2014. (Foto: United Nations Photo / Flickr)
Exterminar Gaza sempre foi o plano de Israel, mas agora é oficial
Tanque da 118a Brigada Blindada das Forças de Defesa de Israel (IDF) durante operação em Rafah, em Gaza, em 13 de abril de 2025. (Foto: IDF)
A solução final de Israel para Gaza

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina