Pesquisar
,

Navios norte-americanos disparam ao menos 50 mísseis contra base síria

Em uma declaração, feita há poucos minutos, Donald Trump disse ter ordenado o ataque “contra a instalação de onde o ataque químico foi feito”.
por Pedro Marin | Revista Opera

Os Estados Unidos dispararam na noite desta quinta-feira (6) ao menos 50 mísseis Tomahawk contra uma base aérea das Forças Armadas da Síria próxima à cidade de Homs, de acordo com a rede CNN. A agência France-Presse reportou 70 mísseis.

O ataque, de acordo com fontes do Pentágono, foi feito por um navio de guerra norte-americano no Mar Mediterrâneo, após o presidente Donald Trump ter dito que “algo deveria acontecer” contra o governo sírio, depois de acusações de as Forças Armadas da Síria usaram armas químicas em um ataque contra civis terem emergido na imprensa ocidental.

Em uma declaração, feita há poucos minutos, Donald Trump disse ter ordenado o ataque “contra a instalação de onde o ataque químico foi feito.” Trump também disse que o ataque é uma medida defensiva de “interesse nacional vital”, convocando as “nações civilizadas” a ajudarem a acabar com o “assassinato e derramamento de sangue na Síria.”

O ataque foi feito sem a autorização do Conselho de Segurança da ONU, e representa uma mudança na política dos EUA contra a Síria, tendo em vista que os norte-americanos até o momento formalmente só realizavam ataques contra terroristas do Estado Islâmico.

Continue lendo

Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris
elon musk
O X pode ser uma vítima da guerra que Elon Musk tanto deseja
Em primeiro plano, pequenas bandeiras de mesa de Israel e dos EUA, lado a lado, com o presidente norte-americano Joe Biden assinando um livro ao fundo.
Israel é uma questão de classe

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular