Pesquisar
,

Frei Betto faz circuito em Cuba no aniversário do Centro Martin Luther King

Frei Betto realizará atividades em Granma, La Habana, Guantanamo e Santiago de Cuba, em conjunto com educadores, estudantes e líderes ecumênicos.
O pedagogo, teólogo e jornalista passará por diversas províncias em intercâmbios com educadores, estudantes e líderes ecumênicos. Por André Ortega | Revista Opera
Frei Betto se reúne com Fidel em Cuba, em fevereiro de 2014. (Foto: Cubadebate)

 

Famoso por seu contato com a Revolução Cubana, bem exposta em livros como “Fidel e a Religião”, Frei Betto foi convidado para uma série de atividades que marcam o aniversário de 30 anos do Centro Martin Luther King, em Cuba. O pedagogo, teólogo e jornalista brasileiro realizará atividades em Granma, La Habana, Guantanamo e Santiago de Cuba, em conjunto com educadores, estudantes e líderes ecumênicos.

O Centro Memorial Martin Luther King (CMMLK) foi fundado pela Igreja Batista Ebenezer, com o trabalho destacado dos pastores Raúl Soares e Clara Rodés. De acordo com a revista cubana “Bohemia”, o centro “mantém um compromisso com o povo cubano, a Revolução e o socialismo em defesa da vida plena de todos os seres humanos”. uma mensagem de aniversário do Centro declara que seus membros seguem “fiéis ao povo, à semente e a seus sonhos de paz e de justiça”.

Conhecido por sua proximidade com a Teologia da Libertação, Frei Betto também é um nome destacado da educação popular. O Centro preparou uma agenda que prevê o contato com os projetos de trabalho comunitário impulsionados pela Rede de Educadores Populares no assentamento de Guayacán, no município San Salvador (Guantanamo), e no Conselho Popular Aeroporto Viejo, em Bayamo.

Betto também participará de apresentações assinadas e co-assinadas por ele, como “Falam dos Educadores Populares”(Freire e Betto), publicado recentemente pelo Editorial Caminos do CMMLK, bem como sua biografia e o livro “Paraíso Perdido”. Ademais, o programa também inclui homenagem ao líder revolucionário latino-americano, Fidel Castro, no cemitério de Santa Ifigênia, assim como um encontro na zona que se encontra a base naval de ocupação militar e aprisionamento dos Estados Unidos, Caimanera (Guantanamo).

No dia 25 ocorrerá uma festa cultural dos 30 anos do CMMLK e dos cinco anos da Rede Ecumênica “Fé por Cuba” no Teatro Nacional, que incluirá o trovador Silvio Rodriguez entre os convidados. As atividades comemorativas do Centro não se reduzem à agenda de Frei Betto e incluem uma ampla gama de apresentações culturais e artísticas em La Habana, bem como feiras artesanais e especialmente eventos recreativos para as crianças da comunidade de Pogolotti, Marianao. Ocorrerão também apresentações do cantor Tony Avilla e do Grupo de Teatro infantil La Colmenita.

Acesse para conhecer o trabalho do centro e um pouco mais da educação popular, da política e da sociedade civil em Cuba: https://cmlk.org/ 

Continue lendo

daniel jadue
Vijay Prashad: o estranho caso de perseguição contra Daniel Jadue
Um homem de costas e de boné preto, borrado pela lente da câmara, olha para outro, dentro de uma sala de votação, que está votando detrás da cabine de votação.
Frei Betto: candidatos, todos iguais?
Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular