Pesquisar
,

Frei Betto faz circuito em Cuba no aniversário do Centro Martin Luther King

Frei Betto realizará atividades em Granma, La Habana, Guantanamo e Santiago de Cuba, em conjunto com educadores, estudantes e líderes ecumênicos.

O pedagogo, teólogo e jornalista passará por diversas províncias em intercâmbios com educadores, estudantes e líderes ecumênicos. Por André Ortega | Revista Opera
Frei Betto se reúne com Fidel em Cuba, em fevereiro de 2014. (Foto: Cubadebate)

 

Famoso por seu contato com a Revolução Cubana, bem exposta em livros como “Fidel e a Religião”, Frei Betto foi convidado para uma série de atividades que marcam o aniversário de 30 anos do Centro Martin Luther King, em Cuba. O pedagogo, teólogo e jornalista brasileiro realizará atividades em Granma, La Habana, Guantanamo e Santiago de Cuba, em conjunto com educadores, estudantes e líderes ecumênicos.

O Centro Memorial Martin Luther King (CMMLK) foi fundado pela Igreja Batista Ebenezer, com o trabalho destacado dos pastores Raúl Soares e Clara Rodés. De acordo com a revista cubana “Bohemia”, o centro “mantém um compromisso com o povo cubano, a Revolução e o socialismo em defesa da vida plena de todos os seres humanos”. uma mensagem de aniversário do Centro declara que seus membros seguem “fiéis ao povo, à semente e a seus sonhos de paz e de justiça”.

Conhecido por sua proximidade com a Teologia da Libertação, Frei Betto também é um nome destacado da educação popular. O Centro preparou uma agenda que prevê o contato com os projetos de trabalho comunitário impulsionados pela Rede de Educadores Populares no assentamento de Guayacán, no município San Salvador (Guantanamo), e no Conselho Popular Aeroporto Viejo, em Bayamo.

Betto também participará de apresentações assinadas e co-assinadas por ele, como “Falam dos Educadores Populares”(Freire e Betto), publicado recentemente pelo Editorial Caminos do CMMLK, bem como sua biografia e o livro “Paraíso Perdido”. Ademais, o programa também inclui homenagem ao líder revolucionário latino-americano, Fidel Castro, no cemitério de Santa Ifigênia, assim como um encontro na zona que se encontra a base naval de ocupação militar e aprisionamento dos Estados Unidos, Caimanera (Guantanamo).

No dia 25 ocorrerá uma festa cultural dos 30 anos do CMMLK e dos cinco anos da Rede Ecumênica “Fé por Cuba” no Teatro Nacional, que incluirá o trovador Silvio Rodriguez entre os convidados. As atividades comemorativas do Centro não se reduzem à agenda de Frei Betto e incluem uma ampla gama de apresentações culturais e artísticas em La Habana, bem como feiras artesanais e especialmente eventos recreativos para as crianças da comunidade de Pogolotti, Marianao. Ocorrerão também apresentações do cantor Tony Avilla e do Grupo de Teatro infantil La Colmenita.

Acesse para conhecer o trabalho do centro e um pouco mais da educação popular, da política e da sociedade civil em Cuba: https://cmlk.org/ 

Continue lendo

Imagem de satélite do Estreito de Ormuz, região responsável pelo fluxo de 20% do petróleo global. (Foto: NASA / Domínio Público)
Quais seriam as consequências do fechamento do Estreito de Ormuz pelo Irã?
Em Hebron, moradores relataram que soldados israelenses ameaçaram famílias palestinas durante as invasões com “consequências” não especificadas para quem comemorasse os ataques com mísseis iranianos contra Israel. (Foto: UN Women/Suleiman Hajji)
À medida que o confronto com o Irã se intensifica, Israel segue com ataques a Gaza e Cisjordânia
Mísseis Shahab-1, do Irã, disparados em julho de 2012. (Foto: Hossein Velayati / ypa.ir)
A teoria do “dia seguinte”: o Irã e a agressão israelense

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina