Pesquisar
,

Rússia ameaça expulsar diplomatas norte-americanos

A medida seria uma retaliação à expulsão de 35 diplomatas da Rússia e ao fechamento de propriedades do país nos Estados Unidos em dezembro do ano passado.
por Pedro Marin | Revista Opera*
(Foto: Kremlin)

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ameaçou na última sexta-feira (14) expulsar membros do corpo diplomático norte-americano no país, em retaliação à expulsão de 35 diplomatas russos e ao fechamento de propriedades da representação do país nos Estados Unidos, em dezembro do ano passado. A justificativa dada pelo então presidente norte-americano, Barack Obama, para a expulsão dos diplomatas, foi a suposta intervenção russa nas eleições do país.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2017/01/08/um-guia-para-entender-o-escandalo-dos-hackers-russos/”]Leia também: Um guia para entender o escândalo dos “hackers russos”[/button]

“Os objetos confiscados não foram entregues de volta. Washington não só falhou em cancelar a decisão de expulsar nossos funcionários, como também se recusa a conceder vistos àqueles enviados para substituí-los”, disse Zakharova, declarando que “nós temos algo para retaliar: o quadro de funcionários da embaixada norte-americana em Moscou é muito maior que o número de nossos funcionários em Washington.”

A declaração é feita após o assistente do presidente Donald Trump, Sebastian Gorka, declarar em uma entrevista que as propriedades podem ser retornados à Rússia se os Estados Unidos virem “atos de boa fé” por parte de Moscou.

“Devolver a propriedade diplomática pra Rússia não pode e não deve estar condicionado a nada, isso claramente viola a lei internacional”, respondeu o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Continue lendo

balikatan china
Vijay Prashad: os Estados Unidos reúnem o esquadrão contra a China
milei
O realismo mata a ideologia: a rendição do governo Milei à China
carros eletricos
EUA-China: o problema com os carros elétricos

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel