Pesquisar
,

Novo Exército Popular das Filipinas realiza ataque contra guarda presidencial

A ação foi realizada em resposta à decisão do presidente filipino, Rodrigo Duterte, de expandir a lei marcial na região de Mindanau até o final de 2017.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: TOTO LOZANO/PPD)

O Novo Exército Popular das Filipinas (NEP), braço armado do Partido Comunista das Filipinas (PCF), realizou na última quarta-feira (19), na província de Cotabato, um ataque a oficiais do Grupo de Segurança Presidencial, deixando cinco oficiais feridos e um guarda paramilitar morto.

A ação foi realizada em resposta à decisão do presidente filipino, Rodrigo Duterte, de expandir a lei marcial na região de Mindanau até o final de 2017. “A lei marcial em Mindanau é dirigida contra o Novo Exército Popular e contra as forças lideradas pelo Partido, bem como contra o povo Moro”, disse o PCF em comunicado na terça-feira. “As forças revolucionárias em todo o país estão firmemente unidas e determinadas a resistir à lei marcial. O Novo Exército Popular deve continuar a se fortalecer nacionalmente, levando a cabo ações de resposta armada e ofensivas pelo país, para derrotar a lei marcial em Mindanau e a guerra no país.”

Em resposta ao ataque, o governo anunciou hoje que cancelará as conversas de paz com a Frente Democrática Nacional (FDN). “Estou cancelado as conversas com o PCF/NEP/FDN, originalmente previstas para os próximos dias, na Europa, devido aos recentes desenvolvimentos envolvendo ataques feitos pelo NEP”, disse o Conselheiro Presidencial no Processo de Paz, Jesus Dureza.

Continue lendo

Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris
elon musk
O X pode ser uma vítima da guerra que Elon Musk tanto deseja
Em primeiro plano, pequenas bandeiras de mesa de Israel e dos EUA, lado a lado, com o presidente norte-americano Joe Biden assinando um livro ao fundo.
Israel é uma questão de classe

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular