Pesquisar
,

Venezuela terá Comissão da Verdade para investigar candidatos envolvidos em violência

A Comissão também abriu uma investigação contra o deputado Julio Borges, por envolvimento em ações para prejudicar o sistema financeiro da Venezuela.
por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: ANDES/Micaela Ayala V.)

A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela anunciou na última quarta-feira (16) a criação de uma Comissão da Verdade, Justiça, Paz e Tranquilidade Pública, com o objetivo de investigar os candidatos às eleições locais do país, programadas para o outubro.

A presidenta da Assembleia, Delcy Rodriguez – nomeada também líder da Comissão – anunciou o início das investigações contra todos os candidatos às eleições, com o fim de determinar se algum deles esteve envolvido em atos de violência durante as manifestações no país. “Nós pedimos ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que enviasse a lista completa dos candidatos governamentais à Comissão da Verdade”, declarou Rodríguez.

Além da averiguação dos candidatos, a Comissão da Verdade determinou também a abertura de uma investigação contra o deputado opositor Julio Borges (Primero Justicia), por suposto envolvimento em ações para prejudicar o sistema financeiro Venezuelano e a distribuição de alimentos e remédios.

[button color=”” size=”” type=”square” target=”_blank” link=”http://revistaopera.operamundi.uol.com.br/2017/07/09/venezuela-um-guia-para-entender-um-novo-golpe-parte-1/”]Leia também: Venezuela – um guia para entender um novo golpe (parte 1)[/button]

“O chefe de estado, Nicolás Maduro, teve acesso a comunicações que foram dirigidas pelo deputado Julio Borges ao banco Goldman Sachs e a investidores australianos para que, em primeira instância, para que se bloqueasse as linhas de financiamento internacional à Venezuela para aquisição de medicamentos e alimentos e, em segunda instância, para evitar investimentos estrangeiros na Venezuela”, denunciou Delcy.

Continue lendo

conflitos
Como as empresas estão alimentando as tensões geopolíticas e os conflitos globais no século XXI
venezuela
Vijay Prashad: Venezuela enfrenta um teste neste domingo
OTAN
Vijay Prashad: a OTAN acelera seu conflito contra a China

Leia também

PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
mexico
Aprendendo com o México
frei betto
Frei Betto: direita, volver!
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
rsz_five-percenters
Show and Prove: os Five Percenters e o Islã Negro no surgimento do hip-hop
gandhi_nao_violencia
O mito de que a liberdade da Índia foi conquistada pela não-violência impede o progresso