Pesquisar
,

Gaza vive “dramática crise humanitária”, diz chefe da ONU

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um chamado para que Israel encerre seu bloqueio de uma década contra Gaza.
por Pedro Marin | Revista Opera

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse nesta quarta-feira (30) que Gaza vive uma dramática crise humanitária.

“Ontem estive em Ramallah, hoje estou em Gaza, infelizmente, para testemunhar uma das mais dramáticas crises humanitárias que eu já vi nos vários anos trabalhando na ONU”, declarou Guterres, fazendo um chamado para que Israel encerre seu bloqueio de uma década contra a região.

De acordo com o Escritório para a Coordenação de Questões Humanitárias (ECQH) da ONU, o bloqueio israelense mantém mais de 1.8 milhões de palestinos presos em Gaza, muitas vezes sem acesso a tratamento médico emergencial. “O bloqueio piorou as condições de vida no enclave costeiro e fragmentou o território palestino ocupado e seu tecido social e econômico”, diz o ECQH.

A visita do Secretário-Geral e seus comentários ocorrem em meio a um período de aumento de tensão entre a organização e Israel. No começo da semana, a vice-ministra de Relações Exteriores, Tzipi Hotovely, ameaçou suspender o apoio e o financiamento do país à ONU. “Nós estamos buscando uma dramática mudança na forma como a ONU trata Israel. É hora de colocar a questão abertamente na mesa e encará-la de cabeça erguida. Se a ONU não mudar drasticamente seu comportamento, perderá tanto o apoio quanto o financiamento”, disse a representante no domingo, dia da chegada de Guterres a Israel.

Continue lendo

Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris
elon musk
O X pode ser uma vítima da guerra que Elon Musk tanto deseja
Em primeiro plano, pequenas bandeiras de mesa de Israel e dos EUA, lado a lado, com o presidente norte-americano Joe Biden assinando um livro ao fundo.
Israel é uma questão de classe

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular