Pesquisar
,

Venezuela deixará o dólar de lado

A Venezuela e Nicolás Maduro compartilharão o mesmo destino do Iraque e Saddam Hussein?

por Adam Garrie | The Duran – Tradução de Gabriel Deslandes
(Foto: Cancillería del Ecuador)

O governo da Venezuela confirmou que está encerrando as vendas de suas vastas reservas de petróleo em dólar americano. A mudança ajudará o país sul-americano rico em petróleo a se esquivar das sanções unilaterais recentemente aprovadas pelos EUA. As sanções norte-americanas e as ameaças de ação militar contra a Venezuela foram rotundamente condenadas pela Rússia e pela China. A Venezuela começará a negociar seu petróleo em euros. Um movimento similar foi feito pelo governo iraquiano no ano 2000.

Em um discurso para o novo corpo legislativo, o presidente Nicolás Maduro disse: “Estou anunciando que a Venezuela pretende introduzir um novo sistema de pagamento internacional e criar uma cesta monetária para a libertação do dólar e [pretendemos] libertar-nos das garras do dólar, a moeda que está estrangulando nosso país”.

“Se eles nos perseguirem com o dólar, usaremos o rublo russo, o yuan, o iene, a rúpia indiana, o euro”, disse Maduro. Atualmente, na Venezuela, um dólar compra 3.345 bolívares, de acordo com o Banco Central. Na taxa oficial mais forte, um dólar compra apenas 10 bolívares, mas no mercado negro o dólar chega a 20.193 bolivares. Mil dólares da moeda local comprados quando Maduro chegou ao poder em 2013, agora só valerão US$ 1,20.

Em 25 de agosto, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva impondo sanções financeiras ao governo venezuelano. A Casa Branca disse que as medidas foram “cuidadosamente calibradas” para exercer pressão financeira sobre o governo de Maduro. É importante notar que a Venezuela se senta na maior quantidade de reservas de petróleo do mundo.

A quantidade de reservas é listada em milhões de barris (MMbbl):

Os Estados Unidos já ameaçaram sancionar qualquer pessoa envolvida na Assembleia Constituinte, eleita em 30 de julho. A Assembleia Constituinte é um órgão legislativo, que tem o poder de alterar a Constituição venezuelana. A eleição da Assembleia ocorreu em meio a protestos de massa em todo o país. A oposição venezuelana, bem como a União Europeia e os Estados Unidos, se recusaram a reconhecer a legitimidade dos eleitos.

Maduro diz que isso faz parte de uma “guerra econômica” travada pela oposição e Washington, visando a sua expulsão do cargo. “Esta é a luta contra o bloqueio econômico das sanções imperiais de Trump”, disse Maduro. A Venezuela e Nicolás Maduro compartilharão o mesmo destino do Iraque e Saddam Hussein?

Continue lendo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, exibe um pedaço de um drone iraniano destruído pela Força Aérea Israelense durante a Conferência de Segurança de Munique, em fevereiro de 2018. (Foto: Israel Government Press Office / Wikimedia Commons)
O início do fim da carreira política de Benjamin Netanyahu?
O presidente do Equador, Daniel Noboa, chega ao Palácio de Carondelet, em novembro de 2023. (Foto: Carlos Silva-Presidencia de la República)
Como Daniel Noboa venceu no Equador e o que esperar do seu novo mandato
Garoto palestino em meio a escombros na Cidade de Gaza em 24 de agosto de 2014. (Foto: United Nations Photo / Flickr)
Exterminar Gaza sempre foi o plano de Israel, mas agora é oficial

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina