Pesquisar
,

“O Jovem Karl Marx” estreia no Brasil em 28 de dezembro

Do premiado diretor haitiano Raoul Peck, o filme aborda a juventude de Karl Marx em meio ao nascente movimento revolucionário comunista no século 19.
por Pedro Marin | Revista Opera

O filme “O Jovem Karl Marx”, do premiado diretor haitiano Raoul Peck (Eu Não Sou Seu Negro) estreará nos cinemas de todo o país no dia 28 de dezembro.

O filme, que teve sua primeira exibição em fevereiro deste ano no Festival de Cinema de Berlim, aborda a juventude de Marx em meio ao nascente movimento revolucionário comunista no século 19, estendendo-se da atuação de Marx com os Jovens Hegelianos na Gazeta Renana à reorganização ao lado de Engels da Liga dos Justos e o nascimento da Liga dos Comunistas, em 1847.

Engana-se no entanto quem pensa que, pela extensão dos temas tratados na produção (e da obra de Marx) o filme de Peck seja maçante. A façanha de Peck e Pascal Bonitzer (que escreveu o roteiro ao lado do diretor) consiste precisamente na capacidade de captar a efervescência revolucionária da época em meio ao pensamento de Marx sem descartar sua profundidade. Dessa forma, “O Jovem Karl Marx” não serve somente como um “complemento” aos iniciados em sua obra e vida, mas também de iniciação aos que com elas ainda não tiveram contato.

Ano Marx

A pré-estreia do filme em São Paulo foi realizada pela editora Boitempo em parceria com a California Filmes na última sexta-feira (24). Na ocasião, a editora apresentou seus planos para 2018, que marca o bicentenário do nascimento de Marx. “O apoio à distribuição do filme O jovem Karl Marx marca o início de uma extensa programação, que será chamada de Ano Marx e contará com cursos, ciclo de debates e mostras de filmes, além de apoio a eventos acadêmicos e peças teatrais.” Além disso, a editora promete o lançamento do 4º livro d’O Capital.

Continue lendo

gandhi_nao_violencia
O mito de que a liberdade da Índia foi conquistada pela não-violência impede o progresso
pai jau capa
Pai Jaú: macumba, futebol e negritude no Brasil do século 20
golpe 1964
1964: cinco lições do golpe militar para o presente

Leia também

palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina
rsz_jones-manoel
Jones Manoel: “é um absurdo falar de política sem falar de violência”
Palmares
A República de Palmares e a disputa pelos rumos da nacionalidade brasileira
Acampamento de manifestantes pedem intervenção militar
Mourão, o Partido Fardado e o novo totem [parte I]
pera-9
A música dos Panteras Negras
illmatic
‘Illmatic’, guetos urbanos e a Nova York compartimentada
democracia inabalada
Na ‘democracia inabalada’ todos temem os generais
golpe bolsonaro militares
O golpe não marchou por covardia dos golpistas
colono israel
Os escudos humanos de Israel