Pesquisar
, ,

Maioria dos russos vê EUA como principal inimigo de seu país

De acordo com a pesquisa, dois terços dos cidadãos da Rússia (66%) consideram que o país tenha inimigos na arena internacional, enquanto 21% disseram que o país vive em um ambiente pacífico.
por Pedro Marin | Revista Opera*

A maior parte dos russos considera que os Estados Unidos representam um inimigo para o seu país, revelou uma pesquisa do Levada Center conduzida no começo de dezembro e publicada recentemente.

De acordo com a pesquisa, dois terços dos russos (66%) consideram que o país tenha inimigos na arena internacional, enquanto 21% disseram que o país vive em um ambiente pacífico. Quando solicitados a listar os inimigos do país, a maior parte dos entrevistados – 68% – apontou os Estados Unidos, seguido da Ucrânia (29%) e a União Europeia (14%). Os Países Bálticos, a Alemanha e o Reino Unido também foram citados.

“Os Estados Unidos estiveram na lista dos principais inimigos da Rússia desde o fim da década de 90, enquanto a Europa e a Ucrânia só aparecem nela após o início do conflito na Crimeia, no qual o Ocidente apoiou a Ucrânia”, disse o sociólogo do Levada Center Denis Volkov. “Desde o começo, o conflito foi percebido não como Russo-Ucraniano, mas como um conflito entre a Rússia e o ocidente”, completou.

No começo da guerra civil na Ucrânia, em 2014, em uma pesquisa do Levada Center, 84% dos entrevistados disseram que a Rússia tinha inimigos (18% a mais em comparação com os últimos resultados).

*Com informações de RT

Continue lendo

Kamala Harris discursa durante um comício. Com a mão direita, aponta para frente, enquanto segura um microfone com a esquerda. Ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos.
Em busca do presidente negro: rap, Obama e Kamala Harris
elon musk
O X pode ser uma vítima da guerra que Elon Musk tanto deseja
Em primeiro plano, pequenas bandeiras de mesa de Israel e dos EUA, lado a lado, com o presidente norte-americano Joe Biden assinando um livro ao fundo.
Israel é uma questão de classe

Leia também

sao paulo
Eleições em São Paulo: o xadrez e o carteado
rsz_pablo-marcal
Pablo Marçal: não se deve subestimar o candidato coach
1-CAPA
Dando de comer: como a China venceu a miséria e eleva o padrão de vida dos pobres
rsz_escrita
No papel: o futuro da escrita à mão na educação
bolivia
Bolívia e o golpismo como espetáculo
rsz_1jodi_dean
Jodi Dean: “a Palestina é o cerne da luta contra o imperialismo em todo o mundo”
forcas armadas
As Forças Armadas contra o Brasil negro [parte 1]
PT
O esforço de Lula é inútil: o sonho das classes dominantes é destruir o PT
ratzel_geopolitica
Ratzel e o embrião da geopolítica: os anos iniciais
almir guineto
78 anos de Almir Guineto, rei e herói do pagode popular