Pesquisar
,

Putin: EUA interfere em outros países e deveria esperar resposta espelhada

A declaração foi feita após a publicação de um relatório por parte de congressistas democratas que culpa Putin por uma "campanha de 20 anos" para minar a democracia pelo mundo.

por Pedro Marin | Revista Opera
(Foto: Presidência da Rússia)

A Rússia nunca interferiu em questões internas dos Estados Unidos e não planeja fazê-lo, declarou na última quinta-feira (11) o presidente russo Vladimir Putin, dizendo que, ao contrário, são os EUA quem “interferem em todo o lugar” e que o país deveria esperar uma resposta recíproca.

A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa na sede do jornal Komsomolskaya Pravda, e foi feita após a publicação de um relatório por parte de congressistas democratas do Comitê do Senado para Relações Exteriores, que culpam o presidente por uma “campanha de 20 anos” para minar a democracia pelo mundo por meio de “desinformação, ciberataques, invasões militares, supostos assassinatos políticos, ameaças à segurança energética, interferência eleitoral e outras táticas subversivas.”

O relatório, publicado na quarta-feira, inclui mais de 30 recomendações em resposta às “táticas subversivas” russas, incluindo o estabelecimento de uma estrutura dentro da OTAN para lutar contra ciberataques russos. Além disso, o relatório trata do trabalho dos jornais Russia Today e Sputnik News, considerados “os principais meios de propaganda externa do governo russo.” O reatório recomenda ainda a divulgação “de mais cultura popular americana” para “neutralizar as medidas do Kremlin.”

 

Continue lendo

Explosão nuclear na nas Ilhas Marshall, em 1946. (Foto: Domínio Público / GetArchive)
Os EUA são os maiores impulsionadores da proliferação nuclear
07.07.2025.Fotografia dos Chefes de Estado e de Governo dospaíses-membros, parceiros e de engajamento externo do BRICS. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
BRICS+: capacitando o desenvolvimento
Deslocamento forçado de moradores da Faixa de Gaza em janeiro de 2025. (Foto: Jaber Jehad Badwan / Wikimedia Commons)
Sempre que vou a um centro de “ajuda” dos EUA em Gaza, sei que posso não voltar

Leia também

São Paulo (SP), 11/09/2024 - 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Anhembi. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ser pobre e leitor no Brasil: um manual prático para o livro barato
Brasília (DF), 12/02/2025 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante cerimônia que celebra um ano do programa Nova Indústria Brasil e do lançamento da Missão 6: Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O bestiário de José Múcio
O CEO da SpaceX, Elon Musk, durante reunião sobre exploração especial com oficiais da Força Aérea do Canadá, em 2019. (Foto: Defense Visual Information Distribution Service)
Fascista, futurista ou vigarista? As origens de Elon Musk
Três crianças empregadas como coolies em regime de escravidão moderna em Hong Kong, no final dos anos 1880. (Foto: Lai Afong / Wikimedia Commons)
Ratzel e o embrião da geopolítica: a “verdadeira China” e o futuro do mundo
Robert F. Williams recebe uma cópia do Livro Vermelho autografada por Mao Zedong, em 1 de outubro de 1966. (Foto: Meng Zhaorui / People's Literature Publishing House)
Ao centenário de Robert F. Williams, o negro armado
trump
O Brasil no labirinto de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, com o ex-Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado Henry Kissinger, em maio de 2017. (Foto: White House / Shealah Craighead)
Donald Trump e a inversão da estratégia de Kissinger
pera-5
O fantástico mundo de Jessé Souza: notas sobre uma caricatura do marxismo
Uma mulher rema no lago Erhai, na cidade de Dali, província de Yunnan, China, em novembro de 2004. (Foto: Greg / Flickr)
O lago Erhai: uma história da transformação ecológica da China
palestina_al_aqsa
Guerra e religião: a influência das profecias judaicas e islâmicas no conflito Israel-Palestina